Resenhas

Resenha: O Ceifador, de Neal Shusterman (Scythe #1)

25 de outubro de 2017

......
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Páginas: 448
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Já começo essa resenha dizendo que amei esse livro. Sem dúvidas, é um dos melhores livros de distopia que já li nos últimos tempos. Já imaginou viver num mundo em que ninguém adoece – portanto ninguém morre? Já imaginou viver em um mundo que não existe mais fome, doença, miséria ou guerras? É neste universo que livro gira em torno. Digo  e repito com todas as letras: ESTE LIVRO É PERFEITO!

Primeiro mandamento: matarás.

Num futuro perfeito, a raça humana evoluiu de modo que ninguém mais adoece, portanto, ninguém morre. Aqueles que sofrem acidentes e acabam morrendo, são levados para um centro de revivificação mais próximo e voltam como se nada tivesse acontecido. A vida ficou muito mais fácil: não tem envelhecimento, doenças, fome, guerras ou desigualdade. Todos vivem com uma boa qualidade de vida, sem nada do que reclamar.

"A Nimbo-Cúmulo sabia de tudo. Quando e onde construir pontes; como eliminar o desperdício de alimentos e, assim, acabar com a fome; como proteger o meio ambiente da população humana crescente. Ela gerou empregos, vestiu os pobres e criou o Código Mundial. Agora, pela primeira vez na história, a lei não era mais uma sombra era justiça, mas era a justiça." — PÁG 59
A Nuvem (Nimbo-Cúmulo), inteligencia artificial que realizou toda essa proeza, tornou-se a grande autoridade do planeta. Embora tudo parecesse umas mil maravilhas, a Terra não comporta uma população que só cresce. Daí, que nasceu a Ceifa, um grupo de pessoas que têm a missão de coletar a vida das pessoas para combater o crescimento populacional e manter o equilíbrio da sociedade. Ninguém, nem mesmo a Nimbo-Cúmulo, pode intervir nas ações da Ceifa. E quem morre pela mão deles não pode ser revivificado.

Ainda sim, existe uma doença que ninguém conseguiu combater: a natureza humana. Corrupção, sede de poder, perversão e muitas outras coisas a Nimbo-Cúmulo não conseguiu destruir. Embora muitos tentam combater, na própria Ceifa existe isso.
"Temo por todos nós se os ceifadores começarem a amar o que fazem."
É com esse grupo que Cidra e Rowan se envolvem – grupo no qual nenhum dos dois quis fazer parte. Os dois são escolhidos pelo ceifador Faraday para ser aprendizes da Ceifa. O ceifador viu neles algo que está escasso no meio dos ceifadores: a compaixão e empatia. Com isso, os jovens treinados a ser imparciais e decidir quem vão 'coletar', ou matar. Enquanto eles são aprendizes, sua família recebe imunidade e eles vão morar com o ceifador Faraday para que seu treinamento seja concluído de forma correta.
Enquanto isso, a Ceifa está se corrompendo e seus integrantes sentem prazer ao cumprir seu objetivo de matar, e querem mudar algumas regras da organização. Tanto que Cidra e Rowan são obrigados a coleta o concorrente caso apenas um deles seja nomeado ceifador. Assim, os dois são imersos a esse mundo de intrigas e grandes reviravoltas, onde apenas um será o ceifador.
"O que mais desejo para a humanidade não é a paz, o consolo ou a alegria. É que ainda morramos um pouco por dentro toda vez que testemunhemos a morte de outra pessoa. Pois só a dor da empatia nos manterá humanos. Nenhum Deus vai poder nos ajudar se algum dia perdermos isso!"
O que falar de um livro que você gostou muito? Não tenho nem palavras para descrever o quanto gostei dessa trama. Ambientação, desenvolvimento, personagens, tudo nota dez. O que mais me conquistou nesse livro foi o autor ter criado um universo novo, diferente de tudo que já li.

O autor tem um escrita fluida muito bem desenvolvida e cativante. Sem contar que ele explicou da melhor forma possível o mundo que o mesmo criou: como surgiu a Nimbo-Cúmulo, Ceifa etc. No decorrer da trama, a gente vai vendo o amadurecimento dos personagens e como eles mudaram.

Com certeza, é um livro imprevisível e bem emocionante. Confesso que em nenhum momento durante a leitura fiquei com tédio ou algo assim. O único pecado desse livro foi ter acabado. O autor nos apresentou um livro totalmente novo com uma série de reviravoltas.

Não preciso nem dizer que amei essa capa, né? A edição da Seguinte, como sempre, bem impecável e não tenho nada do que reclamar. Só tenho uma coisa a dizer: Vá e leia essa obra prima
Classificação: 5/5


Postado por Marina Santos

10 comentários:

  1. Quero tanto ler este livro. Eu estou aguardando uma certa black friday para conseguir comprar rsrs
    Perdi a conta de quantas resenhas dele eu li e todas são 5 estrelas. Fico preocupada apenas com essa continuação, será que vai ser tão bom.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esta obra, adoro os outros livros dele e acho que ele escreve realmente maravilhosamente bem. Quero a continuação logo para saber como vai se dar entre os amigos. Super ansiosa.

    ResponderExcluir
  3. Neal é um escritor brilhante, com uma escrita maravilhosa e uma imaginação além... desejando arduamente ler "O Ceifador". A sua resenha me deu até vontade de fazer uma loucura e correr para comprá-lo rsrsrs... mas ainda não to podendo, por isso passarei ele para o topo da minha lista. ;)

    Beijinhos e sucesso
    Fe
    https://ateaultimapagina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Desde que a editora lançou essa obra eu estou bastante ansiosa para realizar essa leitura. A premissa é muito interessante e é exatamente o tipo de leitura que curto. Sua resenha me animou ainda mais a ler <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Estou com esse livro para ler, mas ate agora não encontrei tempo. Sempre tenho outros livros para ler na frente dele. Estou tentando lê-lo antes do final do ano.

    ResponderExcluir
  6. Acho a premissa deste livro muito instigante e estou master curiosa em saber como isso se dá ao longo da narrativa. Espero poder ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Apesar desse livro não está na minha lista de desejados, quer muito ler. rsrsrsrs
    Depois que voltei a ler mais fantasias, o gênero tem me chamado mais e mais atenção, principalmente pelos autores estarem sejo mais originais.
    E pelo visto essa é uma leitura recheada de ação o que já dá mais gás pra lermos sem parar.

    Bjs,

    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por distopias e sei que esse irei adorar.
    Já tinha ouvido falar e vi muitas resenhas positivas sobre o livro, simplesmente preciso ler.
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  9. Ola!Tudo Bem?
    Eu quero muito esse livro.É aquele livro com uma história totalmente diferente e original.Sou apaixonada por distopias e essa com certeza irá roubar meu coração.
    Preciso muito desse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Acho essa capa horrível, mas por todas as resenha que já li, ela tem muita relação com a história. Curiosidade para ler esse livro não falta, amo distopias e é um livro com críticas muito boas, espero fazer essa leitura logo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!