Resenhas

Resenha: Tudo e todas as coisas, de Nicola Yoon @editoraarqueiro

16 de julho de 2017

......
Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Páginas: 280
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Tudo e todas as coisas é realmente um livro surpreendente. 
Não tenho palavras para expressar o quanto esse livro mexeu comigo de todas as formas possível. Precisei de alguns dias meditando no que li para tentar por em palavras um pouco do que senti lendo o livro, espero conseguir.

O livro conta a história de Madeline Whittier, uma jovem que sofre de uma doença séria que pode matá-la. É uma doença rara chamada IDCG, uma forma de imunodeficiência combinada grave, ou seja, qualquer coisa pode provocar uma crise alérgica e a jovem pode morrer. Então, a jovem vive em uma bolha dentro da sua própria casa e não sai uma vez sequer em dezessete anos.


Tudo que Madeline quer é experimentar o mundo, sentir o cheiro de algo, ir em algum sebo ou se aventurar por aí. Ela só quer algo simples que muitas pessoas tem: viver. 
Além disso, a jovem perdeu o pai e o irmão em um grave acidente, ela só tem a mãe e a sua enfermeira e amiga, Carla.
Contudo, toda a rotina da jovem passa a mudar quando, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Uma família. Novos vizinhos. Não vai ser igual a última vez. 

Um jovem. Um menino. Olly é o seu nome. Olly acaba sendo a promessa de uma vida diferente. Uma paixão arrebatadora que vai levar Madeline a sentir o que ela jamais sentiu na vida. Mas, toda ação tem uma reação e Madeline vai perceber isso da pior forma possível.
"De uma coisa tenho certeza: vontade só gera mais vontade. O desejo não tem limites. — PÁG 77"
Começo dizendo que essa edição da editora Arqueiro está incrível. O livro inclui oito páginas com fotos exclusivas do filme, daí fica muito mais fácil ler e imaginar as cenas. O livro também é bem interativo com várias ilustrações que dão vida a obra e foram desenhadas pelo próprio marido da autora.
O livro é narrado pela própria Madeline, assim ficamos a par de todos seus sentimentos e medos. A autora caprichou com uma escrita fluida que prende o leitor do início ao fim. Os personagens são bem construídos e únicos. O conjunto da obra me fez ficar apaixonada pelo livro.

O que mais me surpreendeu na leitura foi o fato do livro ser bem imprevisível. A gente acha que ele vai terminar de um jeito, mas ele termina de outro completamente diferente. O livro não atrai logo de cara, mas quando vai chegando certas partes é impossível não ficar arrepiada. Confesso que estava esperando algo bem trágico, e fico feliz que isso não tenha acontecido, já que a autora conseguiu me enganar direitinho.

O livro faz a gente pensar e repensar em tudo o que acabamos de ler. É bem reflexivo, incrível e emocionante. Passei dias pensando no quanto a vida de Madeline foi uma mentira e como coisas simples na vida podem fazer-nos sentir únicos. Recomendo a leitura!
Classificação: 4,5



Postado por Marina Santos

15 comentários:

  1. Oiii Marina tudo bem?
    Essa realmente deve ser uma leitura linda que foi feita, ainda não tive a oportunidade de ler e nem de assistir ao filme, mas está entre os meus mais desejados, adorei a resenha e as fotos, só me deixaram com mais vontade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?!?! Eu amooo as histórias da Nicola e essa especialmente, é uma bela lição de vida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, eu já queria ler esse livro, agora quero mais ainda, ainda mais que tem filme.
    Amo adaptações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina,
    Amei a sua resenha. Estou louca para ler esse livro, mas estou enrolando um pouquinho haha, mas talvez seja porque meu psicológico ainda não está preparado kk.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Que fotos lindas, gosto bastante de livros que nos faz pensar e quando ele se torna um livro que nos surpreende em tantos aspectos é claro que fico muito curiosa para conhecer a história.
    Acho que estou ficando viciada em livros de gente doente XD

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Já vi várias pessoas falarem desse livro, mas ainda não li, parece ser bem interessante e já anotei em minha listinha e adicionei no Skoob.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Gostei bastante da sua opinião sobre o livro.
    Achei a história interessante, mas não sei se é um livro que eu leria. Livros teen não estão muito no meu radar. Acho que vou esperar para conferir o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii, tudo bem?
    Sua resenha ficou ótima! Não sabia que existia o filme kkkkk
    Infelizmente não me interesso muito por esses tipos de história então acho que não leria o livro, mas adorei ler sua opinião. Fico feliz que tenha gostado.
    Beijoss!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  9. Nossa, fiquei como você quando terminei a leitura, refleti bastante sobre as mensagens trazidas pela autora... Simplesmente amei a sua resenha!!!!

    ResponderExcluir
  10. Vi muitas pessoas comentando sobre esse livro e confesso que não tinha me interessado por achar que estava muito na moda, mas depois da sua resenha me encantou e já vou adicionar a minha lista de leitura. Amei a resenha e a dica! E que blog lindo o seu!

    ResponderExcluir
  11. Já li esse livro e gostei bastante da história, mas ainda não assisti o filme.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Não nego que li bem por cima sua resenha sobre esse livro, porque estou louca para realizar a leitura dele, amei um livro que a autora escreveu e espero amar esse tanto quanto aquele, tirando o filme que não vejo a hora de assistir também!

    BJss

    ResponderExcluir
  13. Oi Marina.

    Quando os livros são caprichados a gente fica apaixonada mesmo por eles, como é o caso deste livro. Sua resenha também deixou uma vontade de conhecer a história, que parece ser para refletir muito. Dica anotada, pois estou com muita expectativa para assistir o filme também.

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Estou doida pra ler o livro, mas ainda não tive a oportunidade. Vou ver se consigo solicitar com a Arqueiro até o fim desse ano. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com a escrita da Nicola, mas tenho muita vontade por sempre ver muitos elogios por onde suas obras são citadas.
    Quero muito fazer essa leitura antes de assistir à adaptação e espero conseguir fazer em breve. Saber que a narrativa utilizada através do ponto de vista de Madeline nos mostra todos os seus medos e inseguranças me anima ainda mais.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!