Resenhas

Resenha: Amor & Amizade, de Whit Stillman @gutenberg_ed

13 de março de 2017

......
Autor: Whit Stillman
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Amor & Amizade é uma releitura baseado no romance epistolar "Lady Susan", de 1871, escrito por Jane Austen. O livro é um roteiro de um filme homônimo produzido pelo próprio autor, o cineasta Whit Stillman. Nunca li nenhum livro da autora (que vergonha), mas a leitura desse livro me deixou curiosa e com uma super vontade de conhecer a escrita de Austen. Nesta breve história acompanhamos a vida de Lady Susan Vernon em sua busca de sair da sua desgraça financeira.
" — Lady Susan Vernon?! Meus cumprimentos por estar prestes a receber a rainha do flerte de toda a Inglaterra!" — PÁG 19

O livro é narrado por Rufus Martin-Colonna de Cesari-Rocca, sobrinho de Lady Susan, e seu propósito é desfazer a má fama de Lady Susan por conta das cartas publicadas pela autora Jane Austen. O romance original escrito pela autora é de forma epistolar, ou seja, narrado por cartas. Nesse livro, a jovem Lady ficou conhecida como a rainha do flerte. Indignado com isso, Rufus tenta desfazer o pavoroso mal julgamento que foi feito a moral de sua tia. Então somos apresentados a esta releitura singular totalmente irônica de tirar o fôlego.
Lady Susan é uma mulher viúva, de Frederic Vernon, linda, persuasiva, espirituosa que está totalmente falida e sem teto. Seu marido faleceu e não deixou ela nem a filha, Frederica Vernon, com um tustão furado. Desesperada, Lady Susan acaba flertando com qualquer homem endinheirado que possa salvá-la de sua terrível desgraça. Com os planos completamente frustados, ela resolve se abrigar na casa do cunhado Charles Vernon e pretende passar a temporada lá até que acabe as fofocas envolvendo seu nome. Contraponto, Lady Susan já tem outro plano em mente: fazer com que sua filha, que já tem idade para casar, encontre um bom marido rico que possa tirá-las da lama. Frederica é o contrário da mãe. É uma jovem muito adorável e tenta fazer de tudo para se livrar do casamento arranjado. E é na casa do cunhado que ela conhece o jovem Reginald DeCourcy, o herdeiro da fortuna da família DeCourcy. Isto lhe enche os olhos, visto que ele seria o par perfeito para si, apesar de sua filha estar se encantando pelo rapaz.
Confesso que não esperava gostar tanto da leitura. O livro contém cenas muito bem escritas, ricas e muito bem desenvolvidas, Apesar de não ter lido o romance original, fiquei chocada com a engenhosidade do autor. É notório o tom sarcástico que o autor pôs na obra e quando menos esperamos somos surpreendidos com muita ironias e nos divertimos com tudo isso. No final do livro temos as cartas de Jane Austen e o autor faz questão de criticar cada uma delas e diversas vezes ele a chama de "autora solteirona". 

Neste livro, mostra um pouco da sociedade que está mais preocupada com aparências e dinheiro. Nas primeiras páginas ficamos com raiva de Lady Susan, mas depois ela acaba ganhando nosso coração por ser são astuta e geniosa. O fim da história, pelo ponto de vista do narrador, foi sensacional. Foi totalmente imprevisível e muito cativante para mim. Após o final da história, tem as cartas de Jane Austen sendo comentadas pelo narrador. São as criticas que o autor faz no decorrer da trama que faz a obra ser são maravilhosa. Recomendo a leitura!
Classificação:


Postado por Marina Santos

12 comentários:

  1. OI, Marina
    Também não li a obra original, mas tenho muita vontade. Sei que na original a Jane usou muito do sarcasmo, acho que então o autor fez bem em repeti-lo aqui. E eu nem sabia da existência desse outro livro, mas sabia que tem um filme Amor e amizade. Se demorar para ler, vou pelo menos assisti-lo.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas já gostei!! Adoro finais imprevisíveis.
    Também fiquei curiosa em relação as cartas.
    beijos
    Parabéns pela resenha
    daya

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Não conhecia o livro, fiquei curiosa em lê-lo, adoro um misteriosinho e uma imprevisibilidade. Ótima resenha.

    Sucesso.
    https://fonteliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, sabe quando vc lE~a sinopse do livro e pensa esse não deve ser tão bom... e aí vc vai lá e se surpreende?!?! Foi o que achei deste livro.
    Achei que a leitura fluiu tanto que quando cheguei no fim esperava mais umas páginas.
    fico feliz em ver que você também gostou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Agora fiquei bem interessada nessa história.
    Ainda não tive a oportunidade ler o livro, mas fiquei interessada depois da sua resenha. Preciso ler o livro para ontem.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Nossa, não sabia que o livro era baseado em um romance da rainha Jane. Fiquei bem mais curiosa agora, apesar de já achar a capa linda e ser fã de romance de época. Sua surpresa me deixou bem animada pelo que esperar.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie.
    Vi esse livro na livraria , mas não sabia do que tratava.
    Adorei a resenha. Preciso muito ler esse livro!
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Nunca li nada de Jane Austen, até tentei, mas tenho um sério problema com a narrativa dos clássicos. Enfim, já ouvi falar nesse livro e a primeira coisa que me atraiu nele foi essa capa linda. Seus comentários me deixaram bem curiosa para conhecer melhor a história.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Marina, tudo bem?

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o romance original de Austen, mas tenho grande curiosidade em relação a esse livro. Sua resenha me deixou ainda mais animada para fazer essa leitura. Gostei de saber que o final é pelo ponto de vista do narrador, deve ser bem interessante e inovador.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Que feliz coincidência, Marina. Eu vou começar a ler Lady Susan e fico feliz de você ter gostado dessa releitura daquele clássico da Jane Austen! Estou na expectativa e logo que terminar farei uma resenha para partilhar minhas impressões! Obrigada, Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  11. O romance epistolar original é a segunda parte desse livro, gente.
    As cartas no final do livro foram escritas pela Jane Austen e são a base para a primeira parte do livro, que é a história "além" da história.

    ResponderExcluir
  12. Como sou uma fã incontestável de Jane Austen, não sei se ficaria muito a vontade com a obra. Já li todos da Jane e vi algumas releituras em filmes tipo "Orgulho e Preconceito e Zumbis" e fiquei horrorizada '-'
    Porém, sua resenha me fez pensar seriamente em ler o livro.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!