Resenhas

Resenha: A Espada do Verão, de Rick Riordan @intrinseca

5 de dezembro de 2016

......
Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
A Espada do Verão é o primeiro livro da saga Magnus Chase e os Deuses de Asgard escrito pelo tio Rick. Já li vários livros escrito pelo autor e sou apaixonada por suas histórias infanto-juvenil. Alguns livros do autor são baseados em histórias mitológicas e ele sabe como ninguém transformar uma leitura chata em algo divertido e com muita aventura. Essa saga tem como base a mitologia nórdica e pretende arrasar corações de todos os tipos de leitores.
" Meu nome é Magnus Chase. Tenho dezesseis anos. Esta é a história de como minha vida seguiu ladeira abaixo depois que eu morri."
Magnus Chase é um jovem mora nas ruas de Boston com Blitz e Hearth desde a morte da sua mãe. Quando completa 16 anos, seus parentes começam a procurá-lo, mas ele não está nenhum pouco afim de ser encontrado, visto que ele não confia neles. Sua mãe teve uma morte misteriosa e agora o jovem luta para sobreviver nas ruas fugindo de policiais e assistentes sociais. Curioso para saber o porquê da procura, ele acaba indo na casa de seu tio Randolph, que lhe revela um grande segredo: ele é filho de um deus nórdico. Além disso, seu tio lhe conta que ele precisa recuperar uma espada que foi perdida há dois mil anos por seu pai. A princípio, Magnus acha que seu tio está louco, mas daí ele dá de cara com ninguém mais ninguém menos que Surt, o gigante de fogo que guarda Musphelhein.

Magnus acaba percebendo que o mundo que ele imagina é bem diferente do que realmente é. E que se essa espada cair em mãos erradas, pode desencadear o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada para encontrar a Espada do Verão e impedir que o lobo Fenrir seja solto.
Quem já leu outros livros escritos pelo Rick Riordan com certeza vai notar aquela semelhança entre os seus livros. As histórias mitológicas dele tem uma formula e são todas muito parecidas umas com as outras. Se você está cansando dessa formula poderá se enjoar dessa leitura, mas se você nunca leu nenhum livro dele se prepare para entrar de cabeça em uma grande aventura.

Confesso que já li outros livros de sua autoria e notei algumas semelhanças e referencias com Percy Jackson. Isso me incomodou um pouco, mas esse incomodo logo foi passando quando mergulhei nessa história cheia de aventuras, profecias e um acontecimento para Magnus impedir. Já tinha lido algumas coisas envolvendo a mitologia nórdica, pois sou muito curiosa e gosto muito de descobrir nossas coisas. Fiquei muito feliz de ler esse livro e encontrar todas as história que li sobre os nórdicos, além de uma boa explicação sobre esse universo tão rico e interessante.

O autor como sempre consegue pegar uma história que poderia ser super sem graça para alguns e transformar em uma trama bem escrita, bem desenvolvida e explicada, com uma fluidez que é meio dificil que largar. Apesar disso, acho que a trama não precisava ser tão extensa, né?
No geral, o livro é muito bom, com aquelas referencias, prensibilidade e fórmulas de escrita que já conhecemos, mas é um livro bem gostoso e bem divertido.
Classificação:


Postado por Marina Santos

22 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Já li ótimos comentários a respeito e pretendo ler em breve sim. Gostei dos elementos retaratados por você em seus comentários, e o que mais me chamou a atenção mesmo foi sobre o protagonista e a ambientação. Ah, amo mitolgia e suas referencias, então muito me interessa sim <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das suas impressões nesse livro, apesar das semelhanças com outras obras, percebi que essa acrescentou algo, não ficou na mesma como às vezes alguns autores fazem. Confesso que nunca li nada do autor, mas ainda terá uma oportunidade.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou muito fã das histórias do Rick Riordan desde que eu tentei ler Percy Jackson e não consegui me envolver, então quando vejo comentários sobre as obras eu fico receosa e sempre acho que não vou conseguir me envolver ou gostar. Seus comentários me fizeram ter curiosidade e pensar que eu poderia gostar do Magnus, mas ainda estou receosa, então vou deixar a leitura mais para frente. Mas sua resenha está incrível!
    Um beijo
    wwww.brookebells.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Já li vários livros do autor, e estou um pouco cansada desse mesma formula que ele usa. Ainda assim, tenho vontade de lê esse livro, mas acho que vou lê ele só ano que vem. Pra quem não leu nada do autor, é provável que goste do livro, ele tem uma escrita muito boa, mas depois que se lê alguns livros dele você percebe que é sempre a mesma fórmula.

    ResponderExcluir
  5. Minha experiencia com o autor não foi tão bem sucedida como a sua. Só li o primeiro livro da serie Percy Jackson e não foi uma leitura legal para mim. Porem, a maneira como você descreveu esta trama e os detalhes que inseriu, me deixaram animada a tentar outra vez.
    Amei a forma empolgada!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Apesar de ter a série completa de Percy Jackson não li ainda. E olha que já fazem uns 2 anos que a tenho. Esses dias esse livro (da resenha) estava 9,90 no submarino, fiquei tentada a comprar. Porém, lembrei da série que tenho e não li. Não conheço a escrita do autor, mas todos dizem que gostam, mas que enjoa. O mesmo que vc falou aqui na resenha. Enfim, vou ler a série que já tenho primeiro, depois, se eu gostar leio este.
    Obrigada pela resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá eu logo no começo de sua resenha quando você começa a falar da história de um menino que aos 16 anos é procurado eu já imaginei: Isso parece com algo que eu já li, Percy Jackson.

    Aí logo depois você vem falar que no começo isso te incomodou um pouco e acho que a mim também incomodaria bastante. Que bom que essas impressões logo passam e o autor faz uma história que é só dele e com as aventuras dele.

    Ps: amei a capa.

    ResponderExcluir
  8. Acho que eu sou a única pessoa no mundo que nunca leu nenhum livro dele. Porém, tenho muita vontade de ler Percy Jackson pelo fato de ter criado uma legião de fãs pelo mundo. Pela sua resenha, torci o nariz ao ler que o autor usa uma fórmula a seus livros, e referencias a outros?? Meu deus, que desnecessário. Por enquanto eu passo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marina!
    Eu já li a trilogia do Percy Jackson, a trilogia das Crônicas dos Kane e a série dos Heróis do Olimpo - e estou muito ansiosa para ler esse logo. Tanto que já coloquei ele num desafio do ano que vem...
    Apesar de todos os livros dele seguir um mesmo modelo, sempre acho eles muito divertidos e eu leio eles muito rápidos. Sou muito fã das histórias dele.
    E adoro a mitologia nórdica, então fiquei mais animada ainda com esse.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
  10. Olá Marina,
    Até hoje li apenas Percy Jackson do autor e foi uma leitura muito agradável, mas, pelo que noto, o autor tem mesmo essa 'fórmula'. O que faz com que muitos leitores não queiram ler os livros do autor. Ele também tem esse dom de pegar uma história que poderia ser sem graça e criar uma história legal.
    Essa ideia de mitologia nórdica me atrai bastante e acho que esse livro é uma boa pedida.
    Gostei das suas impressões e da sua sinceridade.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Gosto dos enredos criados por Rick Riordan, mas este eu não li ainda. Não li muitas coisas com mitologias nórdicas, acho que apenas 2 livros, então será interessante mergulhar neste universo que o autor criou.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Sou muito fã do Rick, mas quando você lê muitos livros dele, acaba ficando mais denso de ler as outras histórias por conta das semelhanças; mas tirando isso essa parece ser uma história de tirar o fôlego, por contar sobre outros deuses, talvez daqui um tempo dê uma chance a ele por conta de ser do Tio Riordan, adorei a recomendação.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que seu incômodo inicial é normal, já li outras resenhas falando isso. Eu acho que o Rick tá precisando praticar o desapego, sabe? hahahah
    Mas que bom que depois desse início as coisas começaram a fluir. Eu não curto as histórias dele, tentei ler PJ e não rolou, então eu passo a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito do Riordan e me divertir bastante lendo PJO e HDO, tenho inclusive as provações de Apolo e Magnus, mas não li nenhum dos dois. Tenho receio de ficar na mesma coisa de sempre, sabe? Mas em breve me arriscarei a ler Magnus.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras de Rick, mas tenho muita curiosa por ser fantasia e tratar de mitologias bem intrigantes.
    Quero muito conhecer mais sobre Magnus e se ele conseguirá a espada de volta.
    Adorei saber suas impressões e já estou com uma lista infindável de dicas de leitura do autor.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Tenho muita vontade de ler mais essa saga do autor porque minha experiência com Percy Jackson foi extremamente positiva e não acho que me irritaria essa pequenas referências que ele faz à obra. Sempre gostei muito de mitologia nórdica e fiquei bem curiosa sobre como ele fez a abordagem nessa saga.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!!
    Tenho muita curiosidade para ler algum livro do autor e até hoje não tive a oportunidade, acredita?
    Nunca li nada que envolvesse mitologia também... por isso esse livro para mim seria uma novidade dupla, mas ele está na minha lista junto com os demais, espero conseguir um dia ler e gostr dele tanto quanto você

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    Eu estou loucs para ler esse livro por 3 motivos básicos: 1. Eu adoro o Rick, meu sonho dar um abraço nele. 2. Todas as mitologias em geral me atraem muito. 3. Eu acho a Mitologia Nórdica muito interessante.

    Eu ri só de ler sua resenha, imagina quando tiver lendo o livro. Adorei sua resenha.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Acredita que nunca li nenhum livro do Riordan? Pode me julgar.
    Tenho visto muitas resenha maravilhosas elogiando ele livro, mas infelizmente não me sinto atraída.
    Mas fico feliz que foi um livro que te divertiu e te envolveu.
    Amei ler sua resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Oi, Marina!

    Esse não é meu gênero favorito, então tenho certeza que não iria curtir. Talvez, no futuro, eu saia da minha incrível zona de conforto e decida lê-lo. Não vou descartar a leitura e vou deixar a dica anotada, obrigada!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Não gosto muito desse tipo de história, mas esse livro realmente me chamou a atenção, principalmente pela capa.
    Vou adiciona-lo a minha lista de livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Sabe que eu nunca me interessei de fato em ler os livros do autor? seilá mas a trama não me convence, talvez porque não sou muito chegada no gênero, mas fico feliz em ver que você gostou. Acho que é uma boa pedida para quem curte.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!