Resenhas

Resenha: As fases da Lua, de Clarissa Corrêa, Liliane Prata, Bianca Briones, Leila Rego e Jennifer Brown

9 de novembro de 2016

......
Autores: Clarissa Corrêa, Liliane Prata, Bianca Briones, Leila Rego e Jennifer Brown

Editora: Gutenberg

Páginas: 352
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
As fazes da lua é um livro de contos e conta história de 5 mulheres e 5 fases da lua. Assim como a vida, a lua também é repleta de fases e neste livros vamos acompanhar diferentes histórias de cinco mulheres em busca da felicidade. 

Caminhos cruzados é o conto escrito por Clarissa Corrêa e conta a breve história de Alice. A jovem sonha em cursar faculdade em São Paulo e ganhar o mundão. Ela é carente de amor da mãe e sempre entra em confusão com a sua irmã Valentina. Com isso, a jovem encontra amor, carinho e atenção nos braços da tia Antônia, que é como se fosse uma mãe para ela. Tudo vai bem até  jovem se apaixonar por um cantor e as consequências desse relacionamento ela vai levar para vida toda. E como a lua crescente, a jovem vai descobrir que para alcançar a plenitude é preciso amadurecer.


"Era lua crescente. Sempre gostei dessa fase da lua, porque é a época em que ela vai ganhando cada vez mais luminosidade até chegar ao auge." — PÁG 19

Algumas coisas que aprendi é o conto escrito por Liliane Prata e conta a história da jovem professora Lena que stalkeia todos os homens por quem se apaixona. O problema é que essa paixão não é reciproca e ela acaba ficando no pé do cara sendo que ele não está nem ai pra ela. Isso tudo muda quando ela tem uma desilusão amorosa e uma antiga amiga precisa de sua ajuda. Daí ela embarca para Itália e sua vida muda drasticamente. E nessa viagem, ela vai descobrir que precisa se amar, amar e valorizar seus amigos antes de qualquer relacionamento.


Se você pudesse ficar é o conto escrito por Bianca Briones e conta história de Bruna que está noiva do seu melhor amigo de infância. O conto narra a história de amor entre Bruna e Guilherme e como as coisas foram acontecendo até chegar no momento atual do livro: o casamento. Eles fizeram planos e tudo mais para construir uma vida juntos. Contudo, a vida não é previsível e quando menos esperamos acontece algo que não estava no nossos planos.
"Pouco depois de nos conhecemos, o Guilherme me disse que podíamos fazer qualquer pedido à lua minguante e que se ela achasse justo, a lua nova traria o nosso desejo realizado." — PÁG 189
Minha canção favorita é você é o conto escrito por Leila Rego e conta história de Dora, uma médica renomada e independente que, por conta de uma ferida no passado, não está disposta a se abrir novamente. Até que ela conhece Rico em um congresso de medicina na Bahia e ele muda totalmente sua forma de pensar através da música. Os dois tem feridas do passado, mas nada disso empede de eles contruirem um relacionamento com muito amor e música.
" — O amor não fere ninguém. Aquele que te feriu desconhece completamente o que é amar." — PÁG 230
Oráculo azul é o conto escrito por Jennifer Brown e conta história da jovem Destiny que tem um passado marcado por dor e dúvidas. Ela vive em um lar adotivo junto com seus pais adotivos, seus irmãos "os naturais" e mais um outro irmão também adotado. A jovem sofre constante preconceito por ser adotada e por sua mãe biológica ser usuária de drogas. Contraponto, uma misteriosa lua azul toma conta de sua cidade, deixando todo mundo com medo e assustado. Mas essa lua vai trazer respostas que Destiny tanto buscava para sua vida.
"Ache seu rumo, menina. Ache seu rumo, antes que a lua exploda todo seu azul sobre você." — PÁG 324
Confesso que não sou muito achegada a livros de contos, mas achei que com esse livro seria diferente. Completamente enganada. Demorei meses para terminar a leitura, pois não estava me adaptando as singulares das escritas das autoras e tudo acontecia muito rápido.

O primeiro conto, Caminhos cruzados, mostrou o crescimento de uma nova mulher. Quando li esse conto parecia que estava correndo uma maratona, pois a escrita da autora era muito corrida, muito resumida e muito superficial. Contudo, é uma história bonita e merecia ser mais que um conto para tudo ser bem explorado e desenvolvido. O último conto, Oráculo azul, mostrou o recomeço da jovem Destiny, após tanto sofrimento e dor. Que tudo era possível, assim como uma lua azul. Não sei... realmente esperava mais desse conto.

O prêmio de melhor conto vai para Algumas coisas que aprendi, de Liliane Prata. Esse teve um final tão gostoso e cativante que no final fiquei tipo: QUE? Como assim ele termina desse jeito? Quero mais!
Foi um prazer ler uma história tão bem escrita em tão poucas páginas.
No geral, As fases da Lua é um livro que teve seus altos e baixos, mas no final de cada um foi mostrado uma superação e uma busca incansável pela felicidade. Apesar de tudo, achei as histórias bem reais e comuns que acontecem no nosso dia a dia.  Também conhecemos um pouco das escritas de cada autora e como elas desenvolveram cada conto. Recomendo a leitura para quem gosta de novas descobertas.
Classificação: 

Postado por Marina Santos

17 comentários:

  1. Olá Marina
    Eu gosto muito de contos, e sempre estou lendo um ou outro, eu achei bem bonitinho as premissas dos contos, mas fiquei um pouco receosa com a montagem do livro, por não ser uma coletânte de um único autor, e como a conecção dos contos são as fases da lua, eu também não consegui fazer essa conecção. Então por hora passarei a dica

    ResponderExcluir
  2. Oiee. Já faz um tempinho que estou morrendo de vontade de ler esse livro. Até pensei em comprar mês passado, mas não consegui. Adoro as autoras e sei que vou me apaixonar pelos contos e pelo livro completo.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Fiquei animada com a sinopses dos contos, mas desanimei com sua resenha! Eu adoro contos, mas não conheço essas autoras. A proposta do livro é muito legal, quem sabe mais pra frente não lerei? Obrigada pela dica e parabéns pela resenha! Bjs
    literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Livros com contos também entraram há pouco tempo na minha lista e sempre porque havia algo que me interessava, seja o tema ou o autor. Ainda não encontrei "As fases da Lua", mas foi muito bom saber a sua opinião sobre ele. Bacci!

    ResponderExcluir
  5. olá!
    Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e sempre positivas, como a sua.
    Gosto muito da escrita da Bianca Briones, das outras ainda não tive a oportunidade de ler.
    Esse é um livro que está aqui na minha lista, vou lê-lo em breve.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não curto contos. Então apesar de achar sua resenha linda e a capa tambem deixarei a dica passar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Marina que livro mais lindo é esse? Sou completamente apaixonada por livros de contos e adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, além do mais as suas fotos ficaram lindas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marina
    Gostaria muito de ler esse livro, pois gosto de contos e queria conhecer um pouco mais da escrita das autora. A da Leila já conheço e amo.
    Fiquei curiosa por esse conto que você diz que ficou bastante surpresa. Nunca li nada de Liliane Prata.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Confesso que não sou chegada em livro de contos. Sempre fico com aquela sensação de que falta algo nas histórias. Mesmo quando eles são lindos, sempre sinto isso durante a leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem? Gostei da resenha! Que pena que o livro não te agradou totalmente! Também tenho um pé atrás com livros de contos, mas confesso que sinto vontade de ler As Fases da Lua. Espero ter a oportunidade.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  11. Acho a capa bem gracinha, mas não curto livro com tantos autores e contos e tal... rs... mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Eu adoro livros de contos, pois sempre são rápidos de ler e acabo saindo com alguma lição de vida. Eu realmente me interessei muito por esse contos e pretendo comprar o livro um dia em breve, pois os contos me chamaram a atenção.
    Eu achei uma pena vc não ter gostado de todos os contos, mas espero que não desista do gênero, pois tem muitos contos bons por ai.
    Adorei a resenha e sua sinceridade quanto a leitura.
    Bjsssss
    http://blogdosjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Sou louca para ler algum dos livros da Clarissa, mas admito que contos não é minha praia. Mas vou me arriscar a ler esse livro, mesmo sabendo que tem altos e baixos, vou sem muita expectativas hahahha.
    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  14. Marina, tudo bem?

    Adorei as fotos e a resenha. Gosto quando leio o texto e sinto sinceridade na escrita, tanto com relação aos pontos positivos quanto negativos e senti isso com o seu texto sobre o livro.
    Das autoras que participaram da obra, só conheço a escrita da Clarissa e da Bianca, gosto das duas. E embora curta bastante ler contos, esse livro não chamou muito minha atenção justamente por conta dessa sensação de superficialidade que você comentou, já li outros comentários semelhantes e acabei desanimando um pouco por conta disso. Mas, quem sabe?

    Ótima resenha, parabéns!

    beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Quando soube que esse livro seria lançado não senti o mínimo interesse em lê-lo. Não sou de ler contos e a única autora daí que eu conheço a escrita é a Jennifer Brown. Só que a Thais do Amiga da Leitora falou tão bem desse livro, que me deu uma baita vontade de fazer essa leitura. E pelo o que falou em sua resenha, acredito que irei gostar bastante do livro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu gosto muito de contos mas confesso que quando os acontecimentos são muito rápidos fico um pouco desanimada com a leitura também. Não teve nenhum conto em particular que me chamou a atenção, então vou deixar essa dica de lado por enquanto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marina, sua linda, tudo bem?
    Eu não tenho o costume de ler livros de contos, não faz muito o meu gênero. Abro algumas exceções. E pelo nome das autoras pensei que esse poderia ser um caso. Mas pelo o que contou, alguns são muito corridos. Acho que não vai funcionar comigo, ficarei com a sensação de que falta mais da história. Gostei muito da sua sinceridade e da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!