Resenhas

Resenha: Filha da Floresta, de Juliet Marillier

11 de setembro de 2016

......
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly Editora

Páginas: 616
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Ambientado na velha Irlanda, Filha da Floresta é uma fantasia celta que conta a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, e dos seus seis amados irmãos, vitimas de uma terrível maldição que apenas ela é capaz de quebrar. 


Filha da Floresta foi um livro inesperado que caiu na minha mão como uma luva e não me arrependo de ter iniciado a leitura. Aliás, o livro é uma das melhores leituras desse ano para mim. A história aborda, com uma boa escrita, os dilemas humanos numa trama de fantasia. A autora, de forma genial, mostrou o que há de melhor e pior no ser humano. Você vai encontrar aqui: bravura, confiança. honra, ódio, covardia, além de muitos outros sentimentos que só lendo o livro pra saber. É muito dificil resenhar um livro que a gente gostou tanto, mas recomendo de coração essa obra maravilhosa, rica em fantasia, aventura e coragem. 


Sorcha é filha do Lorde Colum de Sevenwaters e tem uma ligação com os Seres da Floresta. Tanto ela como seus seis irmãos têm um grande respeito e grande amor pela floresta. Sorcha tem apenas 12 anos, mas mesmo assim carrega consigo muitas responsabilidades. Seus irmãos a criaram com todo amor e ensinando tudo que ela sabe, pois sua mãe faleceu quando a jovem nasceu. Aliás, seu pai não é muito presente em casa, visto que a morte da mãe o deixou sem capacidade de amar seus filhos. Apesar disso, Sorcha não se abala. Ela ajuda o máximo as pessoas com seu poder curandeiro com as plantas, além de ser uma boa menina, determinada, muito cuidadosa e carinhosa. Tudo vai bem até aparecer Lady Oonagh e ela começa manipular Lorde Colum. Ela casa-se com ele e Lorde Colum não percebe que ela é uma má influencia para sua família e que desperta terror em todos. Logo, Lady Oonagh mostra que não é tão boazinha assim e isso desperta a atenção dos filhos do Lorde Colum. Eles fazem de tudo para detê-lá, mas ela é mais esperta e lança um feitiço nos seis irmãos de Sorcha. Apenas Sorcha consegue fugir e se enconde na floresta para não ser alcançada pela sua terrível madrasta. Para salvar seus irmão, os Seres da Floresta dão uma árdua tarefa para Sorcha que apenas ela deve cumprir. Caso contrário, seus irmãos ficarão preso na maldição para sempre. Nesse meio tempo, a jovem acaba ficando sozinha e passando por coisas horríveis, inimagináveis – que me fizeram chorar – mas mesmo assim ela precisa ser forte e terminar seu serviço. Ela acaba indo para terras inimigas de seu povo e fica a merce de um bretão que lhe prometeu proteção. 
" — Você vai descobrir, filha da floresta. Através de dor e sofrimento, de grandes obstáculos, de traição e perda, você seguirá seu caminho." – PÁG 78
O livro realmente meche com o coração do leitor. Eu nunca li uma história tão sofrida, com tantos sacrifícios e ao mesmo tempo muito bonita. A história se baseia no conto dos Irmãos Grimm, Os cisnes selvagens, e segue uma linha mística e poética de fatos com aquele toque de conto de fadas, mas não se engane, aqui não tem aquele "felizes para sempre".  O romance descreve de forma impecável uma história de coragem vinda de perdas e de vidas que são modificadas para sempre por conta de uma maldição. A trama é escrita em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Sorcha, e trás um rio de emoções, sentimentos que é impossível não ficar com o coração na mão com todos os acontecimentos. 
A autora tem um escrita maravilhosa e bem fluida fazendo com que a leitura de um livro de mais de 600 páginas flua como águas num rio. O anseio de saber o que vai acontecer faz com que o leitor fique vidrado na leitura sem querer largar o livro. Confesso que tinha horas que eu queria um spoiler de tudo que ia acontecer, visto que não estava aguentando de curiosidade e realmente estava doida pra saber o que raios a autora ia fazer. 

Os personagens são muito bem construídos e me apaixonei pela maioria, principalmente por Sorcha e Red, o Bretão, que vocês vão conhecer no decorrer da trama. Sorcha, apesar de jovem, mostrou-se forte e muito sábia apesar de tudo que ela sofreu e passou. Seus irmãos também lhe deram muito apoio e foram muito corajosos. Eles fizeram de tudo para ajudar e proteger sua irmã independente das suas condições que se encontravam. Red, ou Lorde Hugh, definidamente ganhou meu coração com tudo que ele fez, com sua bravura e ah... não posso dizer, visto que vocês vão precisar ler para saber. 
" — ... Sorcha é o elo que nos mantêm unidos. Sem ela, somos como folhas ao vento, sobrados sem destino. Somos fortes, sem dúvida, cada um de nós a sua maneira. Mas não resistiríamos a uma prova assim."PÁG 208
O livro se tornou um dos meus livros favoritos e com certeza uma das melhores leituras desse ano de 2016. Foi um grande prazer conhecer a história de bravura de Sorcha e já quero conhecer os outros livros da série. Juliet Marillier mostrou de forma única e impecável dilemas humanos dentro de um contexto de fantasia, além de nos ensinar uma lição adorável o que alguém pode fazer por conta do amor e da família. Ela trás isso de forma tão transparente que é impossível não sentir as dores dos personagens e sentir sentimentos contraditórios com tudo que era lido. A trama mistura elementos de perversidade, coragem, seres místicos e muita aventura. O cenário criado pela autora é incrível, mágico e, definidamente, se você gosta de livros com características assim, com certeza você vai amar a leitura.

Classificação: 

SOBRE A SERIE
Atualmente, a série é composta por seis livros sendo apenas quatro lançados no Brasil pela Butterfly Editora. Apesar das histórias serem independentes, elas seguem uma ordem cronológica que liga um livro a outro e precisam ler na ordem. Além disso, cada livro contra história de cada geração da família.

Postado por Marina Santos

23 comentários:

  1. Olá Marina
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro e já li algumas resenhas a respeito, porém ainda nao tive a oportunidade em ler. Adorei poder ler seus comentários por aqui e seu post ficou ótimo. Melhor ainda por sua resenha ser tão positiva, acredito que uma das mais bem elaboradas sobre a história que já li. Se estou mega empolgada para ler? Não restam dúvidas agora. Obrigada pela indicação sincera!
    Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    É muito bom saber que um livro tão gigante flua tão bem quanto essa fuil. Confesso que tenho um baita medo com livros dessa tamanho, fico sempre com aquele preconceito de que a autora escreveu muita encheção de linguiça, mas lendo isso na resenha em deixou mais confiante para a leitura. Tenho só o primeiro livro aqui em casa (esse da resenha rsrs) e os detalhes ala capa são muito fofos, amo ficar passando o dedo pela capa e sentir a tesoura rsrs. Sem falar no mapa super fora que o mesmo tem. Adorei a resenha e que não me ele está entre os melhores do ano. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. EU PAGO PARA VER (já estou nessa, flor) uma resenha negativa sobre esse livro. Nossa, só vejo elogios! É claro que já quero ler esse livro, li muitas resenhas como a sua a respeito dele. TODAS positivas, a maioria incluindo o livro entre seus favoritos. Parabéns por ter destacado os bons elementos do enredo. Acho que, como aconteceu com você, ele tem tudo para me encantar.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir

  4. Olha eu ainda não li essa série e tenho uma curiosidade imensa de começar a ler, mas o tamanho as vezes me deixa desanimada, embora todos já me falaram que quando começa não consegue mais parar de ler. O livro me parece ser muito bom, ainda mais depois de ter lido essa sua resenha de tanto que tu elogia (risos)

    É muito bom quando um livro alcança as nossas expectativas né?
    Principalmente quando nos envolve e nos transportando para aquele mundo e deixando a gente vivenciar tudo que está se passando. Espero poder ter um tempo para ler os dois primeiros livros que tenho para depois pegar os outros, porque tenho ficado bastante curiosa com eles viu? Sem contar que as capas são MARAVILHOSAS! Sem comentários!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html

    ResponderExcluir
  5. Oie! Já me foi apresentado esse livro, mas nunca tinha tomado real interesse, mas após essa resenha vou tirá-lo da estante e vou ler já! Adorei a composição da foto num todo <3
    Beijos, Lari
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu sempre tive vontade de ler essa série, mas nunca consigo comprar. A história parece ser muito emocionante e também ter um certo suspense. Só pela sua resenha já me afeiçoei a Sorcha, lutar pela família não deve ser fácil.
    Espero poder fazer a leitura do livro em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Tenho bastante curiosidade em ler a série, mas duas coisas me desanimam: 6 livros???? Precisava mesmo de ter tanto livro???? E outra coisa é não ter sido lançado tudo no Brasil ainda. Mas quero ler, porque os elogios que vejo sobre esta trama não podem ser em vão.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Então, já conheço o livro e tenho muita vontade de lê ele, ele esta na minha lista de futuras compras a algum tempo haha Enfim, a sua resenha só me deixou ainda mais intrigada com a história. E acho muito legal o fato de cada livro ser de uma geração da família, parece ser ótimo, ainda não li nada assim haha

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Sempre vejo resenhas desse livro e apesar de achar a proposta interessante, não sei se leria por conta de não fazer o meu gosto. Gostei de saber que apesar de ser fantasia, a autora traz dilemas humanos isso também dá um gostinho de realidade. Que ótimo que o livro te agradou tanto e se tornou um dos seus favoritos, é mesmo difícil resenhar quando uma obra nos toca tanto assim!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Tudo numa boa?
    Ainda não vi uma resenha negativa sobre esse livro mais a sua foi a mais entusiasmada eu gosto de livros que fogem do felizes para sempre sua resenha me deixou muito curiosa e quero muito descobrir o futuro de alguns desses personagens que você amou tanto.
    Com certeza um livro que foi escolhido por você como uma das melhores leituras do ano merece ser lido.
    Anotei a dica
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  11. Olá Marina,
    Quando vi que sua resenha era desse livro meu coração já encheu de alegria e fiquei torcendo muuuito para que você tivesse gostado, pois essa série é muito amor pra mim. O livro desperta muitos sentimentos, alguns que enchem nosso coração de alegria e outros que nos destroem. Eu também chorei durante a leitura e um acontecimento e fiquei muito chocada.
    Como você disse, o livro nem parece ser tão grande, nós nos envolvemos tanto com a história e lemos muito rápido.
    Espero que os próximos livros te agradem muito.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Fico muito feliz e animada por saber que foi uma de suas melhores leituras do ano. Isso significa que o livro precisa ser, no mínimo, agradável de ler rsrs.
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas é muito bom saber que um livro de 600 páginas flui como água no rio e que ela aborta tantos temas de forma interessante. Parece que você viveu uma montanha russa de emoções com essa obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Confesso que nunca tive muito interesse em ler essa obra, porém, ao me deparar com essa resenha super elogiosa me bateu uma vontade de ler. Não sabia que a leitura era tão sofrida assim, logo, isso me atrai MUITO, pois, curto bastante uma sofrência kkk...
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Marina, tudo bem?
    Já faz um tempo que estou curiosa para conhecer o livro e o fato da leitura ser tão positiva para você a ponto de favoritá-la só reforça isso. Me parece ser uma história cheia de reviravoltas, afinal, você ficou tão curiosa para saber o que iria acontecer que por alguns momentos não ligava de receber spoilers da trama, haha. Sem falar que a parte da fantasia deve ter sido muito bem trabalhada! Espero ler em breve.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. A pouco tempo fiquei sabendo sobre esse livro e ando lendo resenhas sobre ele enquanto não o compro (rsrs) e, todas elas falam bem! Acho que, realmente esse aí pode entrar pra minha prateleiras de favoritos da fantasia :v
    www.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Tenho visto resenhas tão positivas dessa obra, que é impossível não ficar intrigada com o enredo. Já ouvi essa lendo de um sétimo filho (a) e acho simplesmente fantástica. Sorcha realmente parece ser uma personagem cativante e fiquei curiosa para saber mais sobre as aventuras que ela enfrenta e o quanto a sua vida vai mudar. A capa é simplesmente deslumbrante e muito atrativa, mas essa premissa foi o que mais me encantou. Vou tentar adquirir um exemplar ainda esse ano e espero gostar tanto quanto você.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  17. Oooi, é minha primeira visita e amei o blog!
    Eu consegui sentir aqui sua empolgação e o quanto você gostou do livro, voce descreveu muito bem, gostei de você ter colocado partes "chaves" do livro na resenha, pois apesar de serem trechos, eles não revelam nenhum spoiler.
    Fiquei mega interessada nesse livro, coloquei ele na minha (nada pequena) lista de desejados!
    Beijos ♡

    ResponderExcluir
  18. OI Marina!!

    Tive o prazer de ler essa obra e minha impressões são as mesmas que a sua, faltam palavras para descrever como a autora conseguiu unir mitologias, seres fantásticos e humanos em uma trama tão maravilhosa. Acompanha Sorcha é conseguir experimentar todas as sensações possíveis. Já comprei o livro dois e pretendo começar logo a leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu amo fantasia e aventura, por isso essa série é mais que indicada. Sempre vejo comentários positivos, a autora parece ter criado bem o universo e os personagens, além de nos passar mensagens importantes sobre o ser humano e seus defeitos. Também acho difícil falar sobre livros que adoro, mas sua resenha está maravilhosa, espero que o livro desperte em mim as mesmas sensações.

    ResponderExcluir
  20. Oi Marina, falam tão bem desta série! É uma pena que eu ainda não comecei a ler. O enredo mistura ingredientes ótimos que misturados a escrita fluida da autora parece contribuir ainda mais para todo este encanto que o livro tem despertado nos leitores.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oie!!!
    Esta estória mistura vários fatores que eu gosto; a Irlanda, a magia, a ação, o mistério, o suspense, a fabtasia...
    Ainda não conhecia, mas agora com certeza ela entrará em minha lista de livros a serem livros, ou melhor, séries a serem lidas!
    Valeu pela dica!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  22. Depois de ler uma resenha dessas, é ou não é para dar vazão a toda empolgação existente no coração de um leitor? Ainda mais quando a protagonista tem apenas doze anos e já passa por uns perrengues brutalmente adultos. Puxa!
    É só eu ou notei uma mistura de alguns contos de fadas nessa trama?
    Quero ler a série toda, preferencialmente. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Uau adorei ver que ele se tornou um favorito para você, eu morro de vontade de ler esse livro, mesmo não gostando tanto de fantasias. Essa série chama minha atenção e é difícil passar despercebida depois de tantos elogios! com certeza lerei em breve!

    beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!