Resenhas

Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie @HarperCollinsB

26 de setembro de 2016

......
Autor: Agatha Christie
Editora: Harper Collins
Páginas: 200
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob

Leia também: O Assassinato de Roger Ackroyd | O misterioso caso de Styles

Publicado em 1934, Assassinato no Expresso do Oriente é mais um caso do famoso detetive belga Hercule Poirot. O livro é um classico do romance policial e eu não poderia iniciar o projeto (#LendoAgathaChristie) sem lê-lo. Neste livro, temos mais um caso de assassinato que apenas o Poirot consegue desvendar. Já disse que sou apaixonada pela escrita da autora e da forma genial que ela desenvolve a trama, né? E com esse livro não foi diferente. Esse é mais um caso que não consigo descobrir o final, pois a história é totalmente imprevisível. Convido todos vocês a mergulhar nessa história maravilhosa de investigação.
Um imprevisto faz com que o detetive aposentado Hercule Poirot embarque as pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. Ele estava na Turquia, mas sua presença foi requisitada urgentemente em Londres e ele precisou pegar o Expresso e por pouco não conseguiu vaga. Conhecido por todos, Poirot é abordado por um dos passageiros, Ratchett, que pede para que o detetive o ajude, pois ele está correndo perigo e têm muitos inimigos. Poirot nega educadamente.
"— M. Poirot, sou um homem rico. Um homem muito rico. Homens nesta situação têm. E eu tenho um inimigo." – PÁG 28
O trem, porém, é detido por conta de uma forte nevasca e após esse episódio, Ratchett é encontrado morto de madrugada com várias facadas. Caberá a Poirot descobrir quem entre os doze passageiros, de nacionalidade e linguagens diferentes, teria sido capaz de tamanha atrocidade.
Não preciso dizer que a autora a autora desenvolveu a trama de forma impecável, né?
Num primeiro momento, a autora apresenta todos os personagens, nos mostra o cenário e logo em seguida vem o acolhimento de todas as provas. Para Poirot é de suma importancia saber quem é o assassino. Para nós, leitores, é um desafio e uma diversão tentar descobrir quem cometeu tamanha brutalidade.
A autora tem uma narrativa muito cativante e contagiante. É impossível não embarcar nessa história e ficar fascinada com tudo que vai acontecendo. Conforme Poirot vai investigando e descobrindo novos fatos, o leitor monta um quebra-cabeça mentalmente e somente no final que tudo é esclarecido. Eu tentei solucionar o crime, mas quem disse que acertei? Na verdade, fiquei super impressionada como a autora inova e sempre desenvolve com maestria seus crimes. 

No geral, esse é mais um dos livros colocados na minha lista de favoritos da autora. Sempre quando estou procurando um bom livro, bem escrito e de romance policial, corro para qualquer um da "rainha do crime" que sei que não vou me decepcionar. Essa edição da Harper Collins está linda e impecável. Capa dura e uma ótima diagramação. Recomendo a leitura e já estou ansiosa para ler mais um livro da autora. 
Classificação:


Postado por Marina Santos

30 comentários:

  1. Olá
    Eu não lembro se já tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas foi ótimo poder ler seus comentários a respeito. Sou fascinada pela escrita da autora, então com certeza gostaria de poder ler esse título. Não me impressiono que seja um favorito, especialmente por conta de todo o talento envolvido. Fiquei mega curiosa sobre esse desenvolvimento e com certeza gostaria de ler.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da autora e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa da autora, tão amada e elogiada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Lembro de quando li esse livro e de como o final me surpreendeu. De fato, não tem como descobri-lo por si só! De fato, Agatha é a rainha no gênero e, quando se procura um livro policial, é uma ótima pedida! Ainda mais se for do Poirot <3
    Adorei a resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito bom.
    Parabéns pela resenha.
    Bjinhos kátia.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não conheço a escrita da autora (sou de outro mundo) pelo fato de só agora estar me interessando no gênero.
    Fico muito feliz em saber que a trama é desenvolvida de forma impecável e não canso de ouvir elogios acerca de suas obras.
    Quero muito saber como Hercule consegue desvendar o mistério e como é esse final que parece ser surpreendente.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Marina
    É sempre um prazer ver resenhas de Christie! É a minha autora favorito e claro que já li esse clássico. Fico feliz que tenha gostado e se envolvido com a trama. Realmente é um final de nos deixar embasbacado. Amo Hércule <3
    Leia mais livros dela, você vai adorar.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Olá Ane,
    Layout novo? Está lindo!
    A Agatha é a rainha do crime mesmo e merece esse título não é?
    Adorei conhecer a sua resenha desse livro, que ainda não li mas está na lista. Acho muito interessante o detetive precisar desvendar um crime dentro de um expresso é algo inimaginável, mas ela imaginou.
    Fico contente que você tenha gostado e muito mais curiosa para ler o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu amo livros policiais, mas acredita que eu nunca li nada da "rainha do crime"??? Tenho muita vontade de ler algo dela, inclusive tenho um dos box que a Harper Collins lançou aqui em casa.
    Não sei por qual começar nem se tem uma ordem, mas esse me deixou bastante curiosa com o caso. Deve ser muito legal ler um policial em que todos estão presos num trem, inclusive o assassino. Deve ser louco isso, rsrs.
    Vou ver se dou uma chance para ela, porém deve ser ano que vem só...
    Adorei a sua resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Sou uma fã louca e apaixonada pela Agatha, acho sua escrita primorosa e cada vez que leio uma obra dela é como se mergulhasse de cabeça, já li assassinato no expresso oriente algumas vezes e cada vez que leio me surpreendo com a maneira magistral que ela desenvolveu a história. Não há dúvidas da razão por que essa obra é uma das mais famosas dela.
    Beijooos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, também sou apaixonada pelas tramas da Agatha Christie, a rainha do crime, como você a definiu! Já li inúmeros livros dela e o último que li foi "Os elefantes não esquecem". O Poirot desvenda os mistérios de uma maneira que me surpreende a cada leitura. Quando começo a ler fico tão envolvida que não vejo a hora de chegar ao final para ver o desfecho.
    "Assassinato no expresso do oriente", está entre as obras que li.
    Bjs,
    https://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, também sou apaixonada pelas tramas da Agatha Christie, a rainha do crime, como você a definiu! Já li inúmeros livros dela e o último que li foi "Os elefantes não esquecem". O Poirot desvenda os mistérios de uma maneira que me surpreende a cada leitura. Quando começo a ler fico tão envolvida que não vejo a hora de chegar ao final para ver o desfecho.
    "Assassinato no expresso do oriente", está entre as obras que li.
    Bjs,
    https://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Não tenho costume de ler muitos romances policiais, mas a escrita da autora é muito. elogiada. Gostei de saber que a autora sempre desenvolve com maestria os crimes e espero ter a oportunidade de ler em breve!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Realmente, a narrativa da Agatha é cativante e super empolgante. Esse é o meu livro preferido dela por vários motivos, mas acho que o principal é que foi uma história muito bem construída que te prende desde o primeiro capítulo.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. oie, particularmente não sou a maior fã da agata christie mas gostei desse enredo. Parece algo bem interessante e gostei de saber que o mistério é mantido até o fim e não conseguimos deduzir quem é o assassino.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Gosto muito dos livros da Aghata e esse sem dúvidas, foi um dos melhores que já li. As cenas no trem são muito impactantes e nos sentimos como verdadeiros detetives, tentando entender os acontecimentos. Devorei essa história em um dia e lendo sua resenha bateu uma nostalgia imensa. Fico feliz que você também tenha apreciado a história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  16. Oii Marina, tudo bem?
    Fi ler algo da autora faz pouco tempo e simplesmente me encantei. Foram apenas dois livros dela lidos até agora, mas pretendo ler muitos e muitos. Geralmente eu descubro quem é o culpado, mas ela já me trolou legal hahahha e acho que com essa obra o mesmo aconteceria. Mas acho que ser trolado pela rainha dos crimes não é ruim hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marina

    Eu sou fissurada no gênero policial, por isso me sentia uma ET por não ter lido nada da Agatha. Em janeiro desse ano eu li Assassinato no Expresso do Oriente e detestei. Achei extremamente enfadonho. Poirot foi um personagem que me fez revirar os olhos por diversas vezes. Foi uma pena, pois eu criei altas expectativas em relação a autora e me decepcionei. Mas pretendo ler outro livro dela,um que não tenha o Poirot de preferência.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marina! Achei tudo lindo por aqui: o Projeto, sua indicação, as fotos e o seu blog! :)
    Nunca li um livro da Agatha, apesar de gostar do gênero. E me parece ser uma história bem construída e cheia de mistérios, o que revela mesmo o porquê do sucesso que tem.
    Parabéns pela resenha!

    Bjs
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Não costumo ler livros do gênero, mas coloquei na cabeça que vou ler mais esse tipo o ano que vem, começando é claro pela Agatha. Vi inúmeros elogios a esta obra dela e fiquei super curiosa para descobrir o que esse livro trás para o leitor. Depois de conferir suas impressões, fiquei ainda mais ansiosa para ler, todo esse mistério em volta do assassinato e a busca pelo assassino me deixaria estasiada e provavelmente coloque em prática esse projeto #LendoAgathaChristie para o ano que vem também! Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada da autora, mas sou apaixonada por livros com detetives, investigações, mortes e mistério, e a Agatha me parece que soube desenrolar o livro deixando o leitor curioso para o final, inventando mil e uma soluções para o caso antes do desfecho. Se entrou para os favoritos eu preciso ler, para conhecer as histórias dessa rainha.

    ResponderExcluir
  21. Confesso que nunca li nada da autora. Interesse foi o que não faltou, mas sempre acontece algo que me faz adiar um pouco mais a leitura. Gosto bastante de mistério e livros de detetives e investigações. Sherlock está ai e não me deixa mentir.
    Sua resenha me fez refletir o porquê ainda não tenho esse livro na minha estante.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Acredita que nunca li nada de Agatha Christie? Assim com os outros mestres da literatura classica, que vergonha! rsrs Gostei de conhecer a obra através de sua resenha, aprecio um bom suspense e mistério + policial. Creio que o dia que eu resolver ler suas obras não vou querer mais largar.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  23. Também sou apaixonada pela escrita da Agatha e acho genial mesmo a forma com que ela desenvolve suas histórias, principalmente as do Poirot que eu amo demais! Li esse livro faz alguns anos e também não consegui desvendar o final, e esse também se tornou um dos meus preferidos da autora. Sempre fico de boca aberta quando os crimes são desvendados, é impressionante como tudo se encaixa depois que o Poirot nos explica o que aconteceu! rs...

    ResponderExcluir
  24. Ola, que blog lindo <3
    menina, estou pensando em fazer também uma maratona para ler agatha chrstie, pois sou doida por romances policiais e nunca li nada daa autora, isso existe?
    quero muito começar a lê-la, já ouvi falar muito desse livro, ate lembro de ter jogado um jogo baseado nesse livro, mas glórias não terminei o jogo então não sei quem é o assasino,beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca li nada ad Agatha Christie, pronto falei :(
    Mas posso dizer que me arrependo muito disso! Sempre ouço coisas positivas e sei que ela é a rainha suprema dos thrillers, por isso tenho muita vontade de ler. Mas acho que o gênero dela infelizmente não é o que me chama muita atenção. Mesmo assim, adorei sua resenha e acho que se eu resolver entrar nesse gênero algum dia, vou seguir sua dica e experimentar esse livro :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu nunca li nada da autora mais sempre ouço falarem muito bem delas. Fiquei curiosa para saber quem matou Ratchett. Deve ser muito bom tentar desvendar todo o mistério e no final ver que a escritora escreveu tão bem que você não conseguiu desvendar.
    Amei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Oi Marina, eu tenho este livro, mas em uma versão mais antiga, não bonitona como esta sua :)
    Este crime é ótimo, eu não consegui descobri o culpado, como na maioria dos livros da autora. Deu até vontade de ler de novo :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  28. Eu li apenas dois livros da Agatha me surpreendi nos dois. A premissa desse livro é fantástica e já fiquei doida para ler e descobrir quem assasinou esse passageiro. Claro que não adivinharia antes do mistério acabar mas eu com certeza também ficaria tentando saber. Agatha Christie tem uma mente brilhante.
    Ótima resenha, seu blog é lindo. Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Olá, como vai? Cara é muito difícil pra mim assumir que eu nunca li nada da autora, fico realmente constrangida, porque só leio sempre elogios fantásticos sobre. E resenhas como a sua me colocam em um questionamento constante de porquê não li nada ainda? Adorei a história, fiquei extremamente curiosa para descobrir quem matou Ratchett, adoro todo esse mistério que tiram o sono do leitor. Quero tomar isso como um desafio, preciso ler algo dela e começarei pelo Assassinato no Expresso.
    Beijos.


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  30. Olá Marina,
    acredita que ainda não consegui ler nada da Agatha Christie?! Adoro romances policiais e esse parece ótimo, gosto de ser surpreendida e ela parece ter esse dom :D
    Ouço falar muito bem da escrita da autora, e sua resenha me deixou super curiosa pelos suspeitos terem nacionalidades diferentes, me imagino perdida tentando desvendar esse mistério.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!