Resenhas

Projeto de Leitura: Lendo Agatha Christie

2 de agosto de 2016

......
Um dia desses eu peguei pra ler um livro da famosa "rainha do crime" Agatha Christie e, sem expectativa nenhuma, li o livro e após concluir a leitura me apaixonei tanto pela escrita quando pela obra em si. O livro em questão é O Assassinato de Roger Ackroyd. A partir desse momento, eu queria comprar todos os livros na Agatha, mas daí percebi que não tinha dinheiro muito menos tempo para ler todos de uma vez. Eu, como leitora assídua, comecei a procurar informações sobre seus livros, biografias e tudo que eu podia achar da autora. Encontrei um mundo vasto com mais de 80 livros escritos por ela, além de uma autobiografia que parece ser sensacional. Além disso, eu procurei resenhas sobre seus livros no Youtube e encontrei um vídeo da Duda Menezes, do canal Book Addict, onde ela mostra alguns de seus livros da Agatha e num vídeo mais recente ela nos convida a um projeto de leitura (vídeo aqui).  Antes de assistir o vídeo dela eu já estava com muita vontade de ler os livros da Agatha e depois que eu assisti eu fiquei com mais animo ainda e com mais vontade de levar o protejo pra frente. O mais legal de tudo é que o projeto não tem metas. A gente pode pegar e ler um livro quando a gente quiser, sem ter aquela pressão.

Eu vou tentar ler os livros por ordem de publicação. Vocês pode ver a lista aqui
Pelos próximos meses/anos vocês sempre vão ver resenha de algum livro da Agatha e espero muito que vocês gostem do projeto. Lembrando que o protejo não tem metas e vocês podem ler quando vocês quiserem. Abaixo vou mostrar os próximos livros que pretendo ler dela.

Personagem: POIROT

SINOPSE: Monsieur Hercule Poirot recebe uma misteriosa carta de um milionário sul-americano, monsieur Renauld, dizendo precisar dos serviços de um detetive e pedindo sua ajuda. A carta não dá detalhes do caso, nem informa exatamente o que está perturbando monsieur Renauld, só menciona que sua vida está em perigo. Imediatamente Poirot, seguido de seu assistente, o inseparável Hastings, parte para Merlinville-sur-Mer, uma pequena cidade no litoral francês onde reside o milionário. Porém, ao chegarem à casa de monsieur Renauld, descobrem que ele foi assassinado naquela noite, em um crime brutal: Renauld fora apunhalado pelas costas, estirado ao lado de uma cova no campo de golfe da propriedade.
Quem teria motivos para assassinar monsieur Renauld? Por que Poirot tem a estranha sensação de que muitas coisas lhe são familiares neste caso? Monsieur Renauld tem ou não tem uma amante? As provas não se encaixam, os testemunhos são contraditórios e Poirot tem algo a mais com que se preocupar: a presença de Giraud, um famoso detetive francês da Sûreté de Paris, que também acompanha o caso e tem sérias divergências quanto aos métodos empregados por Poirot.Em um dos mais complicados casos que já investigou, Poirot irá usar toda sua argúcia e suas “células cinzentas” para descobrir quem assassinou monsieur Renauld e desvendar todas as complexas circunstâncias desta ardilosa trama na qual, além do assassino, o amor também se revela.
SINOPSE: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.
SINOPSE: Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais... Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.

Personagem: Tommy & Tuppence (1922)

SINOPSE: O navio de passageiros RMS Lusitania acabara de ser torpedeado por forças alemãs. Seu fim era inevitável. A bordo, um homem misterioso deposita todas as suas fichas em uma jovem desconhecida, ao confiar-lhe documentos secretos. Certamente, ela teria maiores chances de sobreviver ao desastre, embarcando em um dos poucos botes salva-vidas restantes. Se os documentos caíssem nas mãos erradas, o futuro dos países aliados estaria comprometido.
Alguns anos depois, Tuppence Cowley e Tommy Beresford, esse simpático casal de jovens amigos de infância, encontram-se por acaso na saída de uma estação de metrô. Desempregados, buscando a reinserção diante das dificuldades na vida do pós-guerra e ávidos por aventuras, decidem publicar um anúncio oferecendo seus serviços, “dispostos a fazer qualquer coisa”. O destino faz das suas e, antes mesmo de conseguirem veicular a mensagem, recebem um convite de um homem que ouviu a conversa inadvertidamente e acabam se envolvendo na busca dos documentos secretos perdidos no Lusitania. Seguindo as pistas, descobrem que os comprometedores documentos, após resistir ao famoso naufrágio, estariam nas mãos de uma moça chamada Jane Finn.
Os jovens e inexperientes detetives, então contatados pelo serviço secreto britânico, partem no encalço da misteriosa moça com o dever de encontrá-la antes de mr. Brown, gênio criminoso que deseja utilizar os documentos para ampliar seu poder pelo mundo. Tommy e Tuppence, personagens dos mais instigantes e enérgicos de Agatha Christie, terão que usar tudo o que sabem para se antecipar a mr. Brown e sua assustadora onipresença.

Personagem: Miss Marple (1842)

SINOPSE: O corpo de uma jovem é encontrado no tapete da biblioteca dos Bantry, às sete da manhã. A vítima é uma completa desconhecida e o casal Bantry decide chamar as autoridades para investigar o caso — e também, é claro, Miss Marple, detetive amadora e amiga da sra. Bantry. Tudo se complica ainda mais quando chega até eles a notícia de outra adolescente morta, carbonizada dentro de um carro incendiado em uma pedreira. Qual será a possível conexão entre os dois incidentes?
Eu já iniciei a leitura do Assassinato do Expresso do Oriente. Venha participar também! 

Postado por Marina Santos

10 comentários:

  1. Oi Mari, tudo bem?
    Sabe que eu nunca li nada da Aghata Christie? Parece até um pecado falar isso, ainda mais porque adoro o gênero que ela escreve, mas é a mais pura verdade. Sempre tive curiosidade em ler algo dela mas nunca tomei a iniciativa e acho que esse projeto pode ser a desculpa perfeita pra conhecer as obras da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oie, marina, achei muito legal esse projeto e um empenho enorme. eu nunca fui das maiores fãs da christie, mas talvez apenas não tenha pego os livros corretos. espero que você tenha sucesso com o projeto.

    ResponderExcluir
  3. Hey,
    Gostei da ideia do projeto, ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas tenho muita vontade, o estilo de historia que ela cria são as que mais gosto. Vou tentar participar do projeto, vamos ver no que dá hehe.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  4. Olá Marina,
    Já vi o projeto e fiquei bem tentada a participar.
    Até hoje, li apenas um livro da autora e foi mais do que suficiente para me fazer querer ler todos. Achei muito legal saber que você vai participar e ler os livros em ordem. Vou aguardar suas resenhas ansiosamente e espero que você curta todas as leituras.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Acredite, nunca li nada de Agatha Christie, o que é uma vergonha... =\
    Referente a valor, esses boxes novos com três exemplares estão quase sempre em promoção. Já tá dando pra comprar alguns poucos.. =P
    Não vou entrar nessa sua empreitada, mas lerei sim, em breve um livro da "Rainha do Crime".

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Muito legal esse projeto que você está participando e melhor ainda é não ter metas, assim você não se sente culpada se não conseguir acompanhar.
    Eu apenas li o livro Cai O Piano da Agatha Christie, apesar de ter um final surpreendente eu não me animei muito a ler outros livros dela. Acho que nesse tema de investigação o meu xodó vai sempre ser Sherlock Holmes.
    Boa sorte com o projeto e boas leituras!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  7. Muuuito legal esse projeto! Queria muito participar, mas como você não tenho dinheiro para investir em tantos livros agora, nem tempo. Mas como é um projeto sem metas acho que conseguiria hein...
    Da Agatha eu já li 3 livros: Assassinato no Beco, A Mansão Hollow e Os Elefantes Não Esquecem, sendo esse ultimo um dos meus favoritos.
    Tenho um aqui que não li mas pretendo fazer isso em breve: Morte na Mesopotâmia.
    Boa sorte com o projeto! Vou aguardar as resenhas e novidades <3

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu pensava como você antes de conhecer a escrita da Agatha e depois de ler O Caso dos Dez Negrinhos quis sair lendo tudo sobre ela. A idéia do projeto é incrível, e os crimes que ela elabora mais ainda. Vou amar acompanhar sua tragetória com os livros da Rainha do Crime.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marina!
    Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas, sou apaixonada pelos livros dela. Também fiz um projeto para 2016 lá no meu blog para ler um livro dela por mês e até agora li livros excelentes. É impossível não ficar viciada nos livros da rainha do crime! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  10. Agatha parece ser uma escritora maravilhosa, com seus suspenses. Vou participar desse projeto, quero ler Os elefantes não esquecem, realmente seus livros são bem comentados

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!