Resenhas

Resenha: O amor nos tempos de ouro, de Marina Carvalho @GloboLivros

12 de maio de 2016

......
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Compre: Buscapé
Adicione: Skoob

O amor nos tempos de ouro é um romance histórico escrito pela autora nacional Marina Carvalho. A trama explora os acontecimentos da época Brasil Colônia, além de mostrar o quanto os escravos sofriam e a ambientação do nosso país na primeira metade do século XVIII. A história é encantadora, fantástica e arrebatadora nos levando para o nascimento do nosso Brasil. É uma leitura obrigatória para todos amantes do gênero e com uma escrita fluida, a autora consegue nos deixar apaixonados cenário rico e maravilhoso.

Cécile Lavigne é uma franco-portuguesa que perdeu seus pais e irmãos em um trágico acidente, onde somente ela saiu sobrevivente. A jovem, que ainda não completou vinte anos, é obrigada viajar para o Brasil para ficar aos cuidados do seu tio, o ganancioso Euzébio. Enquanto a jovem não atingisse mínima de vinte e um anos para gerir a sua própria fortuna, a responsabilidade é passada para o parente mais próximo, no caso – e providencialmente –, Euzébio. A caminho da colônia, Cécile só desejava a morte, visto que ela também será obrigada a casa-se com um homem que não ama, já que seu tio lhe um arrumou um casamento arranjado visando ganhar um "agrado" já que ele entregará a jovem a um fazendeiro proprietário de diversos negócios em Minas Gerais, Euclides de Andrade. 

"Por muitas vezes, ao longo da travessia, roguei a Deus que me abençoasse com a morte. De que outra forma eu conseguiria livrar-me dar tristeza por ter perdido minha família e do fardo de ser obrigada a casa-me com um homem que, além de não amar, nem mesmo o conheço?" – Pág. 15

Após desembarcar no Rio de Janeiro, a jovem ainda tem uma longa viagem pela frente a caminho de Minas Gerais e esse caminho lhe reserva grandes provações. Seu futuro marido contratou o serviços do explorador Fernão para que ele levasse sua noiva em segurança, mas Fernão fará mais que isso. Fernão acha que a jovem é interesseira, pois quem ia querer se casar por vontade própria pelo terrível Euclides? Mas ele muda logo de opinião quando conhece a jovem Cécile e percebe que ela é destemida e mais forte que ele pensa. Fernão acaba nutrindo sentimentos pela jovem e, contraponto, ela também acaba ficando atraída por ele. 


"O verbo afeiçoar não traduz com exatidão minhas emoções em relação àquele homem. Melhor confessar que estou arrebatada, embora esteja a lutar arduamente contra esse sentimento. Fernão é da terra, de espírito livre e aventureiro, fiel a seus princípios, justificável ou não." – Pág. 83

Com seu temido destino se aproximando, a jovem vê Fernão como sua válvula de escape, talvez ele seja sua ultima esperança para se livrar do futuro que lhe espera. 
Como eu havia comentado, eu nunca li romances históricos, esse é o primeiro e a autora fez eu ficar apaixonada pelo gênero. A leitura fez com que eu olhasse para trás e visse o quanto os negros sofreram para adquirir a tão sonhada liberdade. A autora criou um cenário rico baseado na época do nascimento do Brasil mostrando o trabalho escravo, os quilombos, a natureza maravilhosa, além das punições desumanas e como as jovens tinham que ter respeito e sempre abaixar a cabeça para com seus maridos. A autora cita no livro alguns livros que ela leu para escrever a historia e estou super tentada a ler para saber mais sobre àquela época.
A autora construiu personagens fortes, destemidos e sem medo das consequências de seus atos, ainda mais se for por uma boa causa. Cécile é uma jovem muito corajosa, que não abaixa cabeça pra ninguém, além de sempre defender os escravos e os ajuda sempre que for possível. A autora não pecou em nenhum ponto ao criar essa protagonista e, meu Deus, como eu quero mais histórias sobre essa trama.

O livro é narrado em terceira pessoa, mostrando de forma detalhada cada ponto da história, além de nos proporcionar uma visão ampla de todos os fatos. Eu fiquei super apaixonada pelo trechos do diário de Cécile e das cartas de Fernão. Aliás, fiquei apaixonada pela trama, pelos detalhes, por tudo. A autora fez uma pesquisa profunda para escrever a história e vejo que ela não errou em nadinha. Não deixou nada fora do lugar e terminou o livro de uma forma impressionante.
No mais, o livro é excepcional! A escrita da autora é leve, fluida e é impossível abandonar o livro. Li em dois dias e me apaixonei tremendamente. Recomendo muito para quem amo gênero e pra quem quer conhecer mais sobre o nascimento do nosso Brasil.

Classificação: 5/5

Postado por Marina Santos

22 comentários:

  1. Oi Marina, que coincidência também resenhei esse livro lá no meu blog hoje hahaha Adorei seus comentários acerca da obra. A Marina arrasa né? Sem contar que a edição está simplesmente maravilhosa, impossível não se envolver e querer ler mais. E esse marcador, que fofo heim?! É muito bom mesmo, e sua resenha demonstra bem o que senti
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Como você, também não tenho muita experiência em romances históricos, mas estou bem decidida a mudar isso. Achei a capa deste livro bem vintage, você não achou???
    Amei saber que os pontos de vista são bem desenvolvidos, acho que isso dá muita abrangência as situações.
    Quero muito ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Linda!
    Não sou muito fã de romances históricos, mas só em saber que foi escrito por Marina Carvalho já é razão suficiente para que querer ler.
    Adorei ver sua resenha, pois contém informações diferentes da que acabei de ler. Gostei muito da diagramação, da narrativa em diário, da personagem e quero muito saber o desfecho.
    Muito legal sua dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Eu já sou apaixonada por romances históricos ou de época e morro de curiosidade para ler esse livro desde que vi a votação de capa que a editora fez (votei na outra mas essa também é muito bonita). bom saber que você que nunca tinha lido nada do gênero se apaixonou pela história, sinal de que o livro é mesmo muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler a resenha desse livro, haha.
    Se já tinha ficado curiosa pra ler esse livro com a outra resenha, sua resenha e considerações me deixaram mais ansiosa ainda!
    Apesar de não ler muito do gênero, quero saber mais sobre o Brasil dessa época!
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. OI!!


    Marina, assim com as demais colegas acabei de ler essa resenha e o bom é que ambas ressaltaram pontos de vista diferentes. VOcê nunca leu romance histórico e ficou maravilhada com as narrativas da época, com a escravidão com todo o cenário que a autora descreveu. Também fiquei empolgada decorrente dessas caracteristicas, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu acabei de ler uma resenha desse livro, e assim como você, falaram super bem do livro. Infelizmente, eu não me dou muito bem com romances de época, mas tenho muitas amigas que gostam, então com certeza irei indicar essa leitura a elas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marina, tudo bem?
    Antes de tudo preciso falar dessa diagramação, que coisa mais linda, já quero o livro.
    Quanto ao enredo, não foi surpresa alguma ver que ele foi favoritado e recebeu tantos elogios. Já li outros livros da autora, e a narrativa dela é super envolvente. Adoro um romance de época, e o fato da autora ter fundamentado de forma convincente me anima ainda mais.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marina
    Eu amo o gênero e adoraria ler esse livro mais ainda pela ambientação que ele traz, principalmente falando bastante dos escravos que eu costumo gostar nos livros.
    Adorei saber da escrita, da construção dos personagens e que o livro realmente vale a pena. Sem contar que é nacional né?
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!!

    Estou acompanhando algumas resenhas sobre essa obra e a vontade de ler só aumenta, eu gostei muuuuito de ver o livro sendo constuido e isso é o que mais me anima para ler a obra.
    Outra coisa que vi é que a diagramação tá linda!
    Gostei muuuuito da sua resenha! E espero ler em breve!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu sou doida para ler os livros da Mariana, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum *-* "O amor nos tempos de ouro" é prioridade, pois eu AMO romances de época, principalmente os que se passam no Brasil, já que a maioria dos livros do gênero parece acontecer na Europa. Fiquei ainda mais animada quando você disse que a autora acertou na história e a fechou bem :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo numa nice?!
    Bem, desde que eu vi esse livro e a capa fiquei tentada a conferir, eu conferi outros livros da Marina e não gostei de verdade, mas ela está numa nova casa editorial e eu fiquei curiosa para saber o que ela iria apresentar. A grande questão é que eu não leio romance de época, só romances históricos. Esse é um romance de época. E apesar de eu achar arrasador que ela ambientou a estória no Brasil e outras coisas que vi de originalidade, ainda não sei se leria. Eu AMO História Geral e do Brasil. Há uma escassez de títulos que se passem por aqui e que tragam a amplitude daquela época.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  13. Olá Marina!
    Primeiro queria dizer que teu cabelo é maravilhoso <3
    Segundo: que bom que você se apaixonou por romance histórico. É um gênero muito querido por mim. Sempre me aventuro na época vitoriana na europa e fico fascinada. O bom desse livro, é que ele se passa no Brasil, a ambientação é bem diferente para o gênero. Fico feliz que a leitura tenha sido tão satisfatória <3

    conheça outros títulos e você vai se apaixonar mais ainda!

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. OI Marina, a Marina (olha só!) é uma ótima autora. Gente, imagina um romance histórico feito aqui no Brasil e super cheio de detalhes? Nossa, eu já quero e por ser super apaixonada por romances históricos. Lógico que a Marina merece muito sucesso e e como você disse, é uma leitura obrigatória!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Achei incrível a proposta da autora de criar um romance de época tão bonito e ambientado no Brasil.
    Além de criar um romance mostrando como eram naquela época, também gostei de saber que ela não poupou esforços para retratar a realidade do nosso país, mostrando o sofrimento dos escravos e todo o arranjo de poder na época da Colonia.
    Como eu adoro um romance de época, e ainda com personagens fortes, esse livro tem tudo pra ser minha próxima leitura sem dúvidas

    ResponderExcluir
  16. Oi Marina, tudo bem?
    Achei muito bacana a autora ter pesquisado bastante para tornar o seu livro mais real e por se tratar da história do Brasil, acredito que seria uma leitura muito válida. Além disso, não posso negar que essa capa linda me ganhou completamente, então espero que quando o ler, o conteúdo do livro faça jus à aparência. Adorei a sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi linda, tudo bem?
    Acabei de ler uma resenha linda desse livro e sua não deixou a desejar, igualmente linda e sensível.

    Amei os quotes você trouxe, me instigou ainda mais a ler o livro.
    Estou encantada com essa capa. A Globo Alt realmente fez um trabalho lindo nesse livro.

    Ah, já ia me esquecendo, suas fotos estão simplesmente lindas. ♥

    Parabéns pelo trabalho
    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Adoro os livros da Marina e fiquei doido quando vi que ela lançaria mais esse livro. É bem diferente dos livros que ela já escreveu e vendo sua empolgação pela obra tenho tudo para crer que a estória é incrível. Nesses livros de época gosto bastante que sejam narrados em terceira pessoa, assim mostra mais o contexto das coisas que passam batido quando em primeira pessoa. Adorei sua resenha e espero de coração me encantar tanto quanto você.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu li uma resenha sobre esse livro agora de pouco e fiquei bem animada, porque eu tenho curiosidade em ler algo da autora e esse parece ser um ótimo livro, mas confesso que não costumo ler romances de época, sabe? Mas eu fiquei realmente muito animada e curiosa ao saber que a autora criou um ótimo cenário baseado no nascimento do Brasil e tudo o mais. Enfim, é uma ótima dica de leitura, por isso vou tentar ler em breve o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Oi Marina, você acredita que essa resenha é a segunda que leio seguidamente e com muitos elogios! eu fico feliz em ver que o livro fez você se apaixonar pelo gênero, eu li apenas um romance de época até hoje e me apaixonei também. Sua resenha me cativou a conhecer ele e ver o que eu acho da história, tenho certeza que irei amar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Adoro romances de época! Quero muito ler este livro...

    (também faço resenhas! Comecei agora então não tenho muita experiência. Se você puder dar uma olhada: beijoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Adoro romances de época! Quero muito ler este livro...

    (também faço resenhas! Comecei agora então não tenho muita experiência. Se você puder dar uma olhada: beijoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!