Resenhas

Resenha: Aníur, de Esther Moratto

14 de março de 2016

......
Autora: Esther Moratto
Editora: Young Editorial
Páginas: 219
Adicione: Skoob


Aníur conta a história de Meg e Jake, jovens recém-casados que tem um belo futuro pela frente, mas tem seus planos interrompidos quando uma catástrofe acontece. A leitura me surpreendeu bastante, estava com ótimas expectativas no livro e rola um baita de um suspense. 
A trama é tensa, angustiante e o suspense é tão grande que é quase impossível deixar de ler o livro. Contudo, o final do livro ficou alguns pontos soltos e não foi o que eu esperava.

O livro inicia-se com o casamento de Meg e Jake, mostra como eles se conheceram e um pouco da família de cada um deles. A mãe de Meg morreu quando ainda era nova e a ela foi criada pelo "pãe". Nos primeiros capítulos fala um pouco da relação de Jake com sua mãe, inclusive ela não apoia muito o relacionamento de Meg e Jake, Contudo, isso não impede dos dois de casarem e formar uma família.
Eles não tiveram uma grande lua de mel, visto que eles não podiam se afastar do trabalho, mas aproveitaram bastante o tempo que tiveram. 

Assim que eles voltam de viagem, Jake precisa fazer uma nova viagem urgente de trabalho e, os dois acabam se separando. A partir daqui ocorre uma sucessão de fatos. Acontece um terremoto na cidade onde eles moram e ela fica totalmente devastada, além disso uma doença misteriosa surge.
Quando Jake volta para a cidade e vê tudo destruído, só consegue pensar no seguinte propósito: encontrar Meg viva.
Em paralelo, Meg encontra-se em um abrigo com várias outras pessoas, no entanto sem nenhuma informação do que está havendo. Parece que eles foram jogados às traças e não aparece ninguém, nem bombeiros, policiais ou governantes para dizer o que está acontecendo e as coisas pioram quando a doença vai se alastrando dentre as pessoas que estão no abrigo. Em busca da sobrevivência, Meg encontra outras pessoas que estão tentando fugir da cidade e é ali que ela conhece o líder nato, Zou.
 Mas como surgiu essa epidemia? Será que alguém vai sair vivo desse desastre?

O que me mais chamou atenção foi o fato da autora ter criado uma história instigante, com um cenário destruído e o surgimento de uma epidemia que alastrou a cidade. Gostei bastante do suspense e a tensão que o livro me proporcionou, além de um anseio para o reencontro do casal protagonista.
A narração é intercalada entre Meg, Jake e Zou mostrando o que anda acontecendo pelo ponto de vista de cada um.A escrita da autora é fluida, simples e objetiva, fazendo com que o leitor não queira parar a leitura.

No entanto, a personalidade de Zou me incomodou. Assim que ele conhece Meg, já demostra uma obsessão mesmo sabendo que ela é casada e mesmo ela não dando qualquer confiança para ele. No final do livro, Zou mostrou ser uma pessoa incontrolável e odiei isso. Além disso, o livro ficou com muitas perguntas sem resposta, tipo: como a epidemia se alastrou? O que aconteceu com o resto do mundo? Por que os militares queriam matar os sobreviventes? A doença se alastra ora pelo ar, ora pelo toque, ora por nada e isso também me incomodou, visto que não sabemos o modo que ela se espalha.
E o ápice do meu incomodo foi da autora dividir o livro em dois finais, sendo um final normal seguindo o rumo da história e um final alternativo. Parece que ela queria que o leitor escolhesse qual final o gradaria mais, o que não rolou comigo, visto que nenhum dos finais me agradou. Parece que a trama se perdeu e focou mais no trio ternura Meg, Jake e Zou, deixando de lado o real motivo do livro e o porquê daquilo tudo. O final foi realmente muito confuso, além de algumas coisas não baterem e não ter resposta para nenhuma das minhas perguntas.

Apesar disso, a leitura foi agradável. Este é o primeiro livro que a autora escreve e vejo que ela se saiu muito bem e tem um grande potencial. Espero em breve ler mais livros da autora e apoio uma continuação de Aníur para sanar nossas dúvidas.

Postado por Marina Santos

37 comentários:

  1. Oi Marina, a Young está me surpreendendo bastante com seus lançamentos. Infelizmente nem sempre os personagens correspondentem aos nossos desejos, o que acaba influenciando na leitura de modo geral. Mas enfim, pelo menos a leitura se mostrou agradável, na medida do possível. Obrigada por demonstrar suas opiniões mais sinceras.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Tô louca pra ler um suspense e leio essa resenha! Agora PRECISO comprar esse livro urgentemente, haha. Gosto muito desse tema, com epidemias e tudo mais, misturado com romance tem grandes chances de virar meu favorito, mesmo que você tenha dito que ficou pontas soltas, vai ver é porque tem continuação mesmo.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Eu estou louca para iniciar a leitura de Aníur e já o solicitei à editora. A sinopse me fisgou de jeito, já que adoro essa coisa de catástrofes,epidemias e fim do mundo. Mas é uma pena que o assunto tenha desandado e seguido pelo caminho do triângulo "quase" amoroso e que o final não tenha sido satisfatório.
    Bjks!

    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Eu quero muito ler este livro, fico encantada com cada livro que a editora que está falando sobre <3 sua resenha ficoou encantadora, gostei muito da sua sinceridade só me deixou com mais vontade ainda.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    eu adoro livros de suspense, com essa pegada de ''o mundo ta destruido e o que eu vou fazer agora''. Eu já tinha visto esse livro e me interessei muito. Tem bastante elementos nele, que eu gosto. Cara, odeio autores que fazem esse lance de o leitor escolher o final. NÃO GENTE, VOCÊ ESCOLHE O FINAL, VOCÊ FOI QUEM ESCREVEU A HISTÓRIA. Isso me incomoda demais e com certeza me irritaria. :~

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, e até tinha me interessado pela premissa dele, que achei bem intrigante e interessante.
    Mas confesso que alguns de seus comentários sobre a obra me desmotivaram.
    Gosto de livros onde tudo é bem explicados e todas as pontas soltas são resolvidas e acho que não é bem isso que acontece em Aniur.
    E o fato dos dois finais também não me agrada muito...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu já li a resenha sobre esse livro e fiquei bastante interessada.
    Queria até comprar ebook se fosse possivel, mas eu nào o achei.
    Espero poder ler o livro, porque a trama me parece ser bem interessante e bastante envolvente e com certeza irei amar a estória.

    Outra coisa, eu acho que tu escreve tão bem amiga.
    Parabéns viu? Acho muito legal quando a pessoa fala um pouco da estória e já dá o seu ponto de vista sincero sobre tudo que achou da obra. Isso é muito bom. Continue assim, porque são resenhas assim que me atrai =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    Gostei bastante de Aníur, além de outros títulos que a Young tem trazido <3
    Achei o final quase que um "Romeu e Julieta" pós-apocalíptico, haha
    E sim, tem uns personagens que às vezes incomodam a gente, né? Isso me deixa impaciente às vezes.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oi *--*

    Vi uma resenha desse livro semana passada e desde então fiquei doida para ler, fico imaginando o que esse casal passa logo depois de se casar, o que era para ser feliz se torna isso. Adorei sua resenha e concordo sempre tem aquele personagem chatinho kkkk

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, a premissa do livro parece ser bem interessante e mesmo que tenha algumas pontas soltas, por ser o primeiro livro da autora, dá para perdoar, já que é algo novo ainda para a autora. Gostei da sua resenha e achei o livro instigante. Com certeza leria.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não gosto muito desse tipo de gênero e nem fiquei muito curioso para ler a história. E sobre esse final, acho que foi bem diferente isso que a autora fez, dá a oportunidade de o leitor escolher o melhor final para os personagens... Mas parece que ela pecou ainda, já que não lhe agradou nenhum dos final para você =S
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oii Marina
    Adorei sua resenha, o livro parece ser bem interessante apesar de o final ter desandado, espero ler esse livro em breve.😊
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Gostei da temática do livro, achei uma história bem diferente e gosto muito desse gênero! Mas como você disse, isso que escolher o final é estranho, parece que quis agradar demais né? E no final não conseguiu. As pontas soltas também são um problema, não gosto de terminar um livro com perguntas sem respostas. Gostei muito da sua sinceridade na explicação dos pontos positivos e negativos do livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Eu já li algumas coisas sobre este livro e estou curiosa para fazer a leitura. Curto suspense, embora não leia este genero com muita frequencia. Quero conferir este aqui o mais rapido possivel. Achei bem estranho essa coisa de dois finais, mas ao mesmo tempo, aumentou minha curiosidade!!! Adorei a resenha!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Conforme eu lia sua resenha (e a sinopse) só pensava assim: 5ª onda, Eu sou a Lenda, Ensaio sobre a Cegueira, The Walking Dead. Quando você falou dos dois finais então, Eu sou a lenda bateu com força.

    Vou ser sincera, a história precisa ser muito boa e muito bem escrita, você viu a quantidade de clichês que consegui juntar só lendo sua resenha? Se não for bem escrita fica difícil de ser crível.

    Enfim, vou dar uma olhada no livro. Amo autores corajosos! rsrsrsrs

    bj bj

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma grande curiosidade para ler esse livro mas acho que a capa não combina nem um pouco com ele, não gostei muito dela. Acho a história bem interessante e quero muito saber como vai ser o desenvolvimento. Sobre o final alternativo eu não sabia e acho que também não gostaria muito disso, ainda mais assim, numa primeira edição. Geralmente esses final são para segundas edições e não gosto muito também não, fica muito vago, pra mim livro e filme tem que ter um final só.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Estou no comecinho desse livro e estava gostando bastante.
    Mas depois de ler sua resenha fiquei desanimada, principalmente com essa história de final alternativo e tal... Agora só resta continuar e ver no que vai dar.
    Adorei a sinceridade da resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Olá linda,

    Gosto dos livros da Editora e pretendo ler essa obra em abril rs.

    Agora fiquei com medo de não gostar: Primeiro, odeio histórias mal contadas. Exemplo, na série TWD ainda não sabemos como começou a epidemia do vírus que mata as pessoas e as transformam em zumbis e por isso já não gostei dessa parte que você frisou que ficou incompleta no livro. Segundo, esse tal de Zou...ele é maluco assim todo tempo? personagens obsessivos me dão nos nervos. São malucos e capazes de tudo.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie. A princípio fiquei bem curiosa com a história, principalmente para saber como se desenrola essa sucessão de desastres que acontece. Que pena que você achou que muita coisa ficou sem resposta, isso me dá uma desanimada. Acho que não gosto da ideia de um autor inserir dois finais em um livro, isso parece bem esquisito. Não pretendo procurar para ler no momento, mas quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir
  20. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro ainda e até que gostei da sua resenha. Mesmo não sendo a maior leitura feita, acredito que não deve ter sido um tempo perdido né?
    Acho muito chato quando os autores não conseguem elaborar ou ter cuidados com algumas parte da obra. Acho que é péssimo quando pontas ficam abertas.
    Gostei da sua sinceridade!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá Marina,
    Nossa, um livro com dois finais e nenhum dos dois te agradar? Meu Deus, isso é cruel. Principalmente porque não consigo imaginar um livro com dois finais para o leitor escolher, isso não entra na minha cabeça, enfim.
    Gostei muito da sua opinião sobre o livro e a sinceridade.
    Infelizmente, é um livro que não despertou minha curiosidade.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi! Nossa... a trama parece incrível e com muito potencial. Que pena que a história acabou se perdendo. Infelizmente isso acontece às vezes até com autores com vários livros publicados. Desejo sucesso à Esther, com ideias assim, ela tem futuro :D

    bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  23. Olá! Meninas este livro no início não me chamou a atenção não, mas ao longo de sua resenha fui me remexendo aqui e vou te dizer que a curiosidade ficou grande. Parece mesmo ser interessante! =)

    Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  24. Oi.

    Já faz um tempinho que li esse livro, gostei da estória, também fiquei incomodada com algumas coisas, principalmente com o zou. Também gostei a escrita da Esther, estou aguardando novos livros dela. Parabéns pela resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Conhecia o livro de capa e achava que era apenas um romance e está totalmente explicado o "a ruína está proposta", tão próxima que tá para todo lado! Quanta coisa ruim minha gente, achei meio doido o livro e ter dois finais e ainda por cima eles não satisfazerem!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu já muitas resenhas positivas a respeito desse livro, e confesso que estou bem curiosa para com a historia. Eu adoro livros que tem catástrofes envolvidas, e parece que esse ainda conta com uma pitada de drama. Espero ter a oportunidade de ler o livro e de gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    O enredo do livro parece ser muito bomas essas pontas soltas que ficam. Personagem forçado como Zou e a autora mandar 2 finais diferentes para a aestoria me intrigaram e eu não seinse é algo que eu gostaria. Uma pena que a autora foi tentar agradar todos de uma maneira com os finais, porem não conseguiu agradar ninguém com ambrosnos finais... Não sei se leria o livro, honestamente.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  28. Oi!!
    Eu gosto de livros que trazem um suspense que me deixa tensa e angustiada para saber o que vai acontecer e só por isso já quero ler o livro.
    Nossa eles nem conseguiram iniciar a vida juntos e já estão passando por essa provação, ela sozinha em uma cidade devastada e ainda por cima uma doença misteriosa e ninguém para ajudar, a cada trecho que leio estou ficando mais curiosa.
    Eu gosto de narrativas que mostram a visão dos personagens principais, assim podemos tem uma amplitude maior da história.
    Poxa o final não te agradou, mesmo a autora dando a opção de dois :(, eu quero poder conferir esse livro e esses finais e principalmente toda a trajetória dos protagonistas.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  29. Oi, já conhecia o livro de capa, mas não sabia sobre o que se tratava. Parece ser um livro interessante, mas é uma pena ter ficado pontas soltas. Deva ter continuação.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas fiquei curiosa com toda essa coisa de epidemia e tals, imagino que deve ser bacana acompanhar todo o desenrolar da história, só é uma pena que a trama tenha se perdido. E esses dois finais? Achei estranho kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Achei bem criativo o fato de um terremoto trazer algo a tona que devasta e alastra uma doença pela população. Apesar de haverem muito livros pegando essa linha de ter alguma tragedia e a estoria girar em torno disso, eu achei este enredo bem original. Confesso que so de ler seu depoimento sobre o Zou, eu ja fiquei muito irritada e incomodada com ele. Que cara chato, não se toca que Meg é casada e ama o Jake! Achei desnecessário capítulos narrados pelo Zou, um cara desses não merece. E já posso imaginar que o os finais alternativos um Meg fica com Sou ne? Gostei bastante de conhecer esta teoria que você nos apresentou aqui, já li resenhas antes deste livro e havia ficado com vontade de ler. Mas nenhuma outra resenha mencionou Zou até hoje... Então não sei se leria, pois acho que passaria muita raiva com esse cara. Por que todos os escritores acham que a gente quer ver um triangulo amoroso? Enfim... Adorei a resenha, e ainda vou cogitar a ideia de ler este livro, pois estou indecisa agora kkk

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Achei bem criativo o fato de um terremoto trazer algo a tona que devasta e alastra uma doença pela população. Apesar de haverem muito livros pegando essa linha de ter alguma tragedia e a estoria girar em torno disso, eu achei este enredo bem original. Confesso que so de ler seu depoimento sobre o Zou, eu ja fiquei muito irritada e incomodada com ele. Que cara chato, não se toca que Meg é casada e ama o Jake! Achei desnecessário capítulos narrados pelo Zou, um cara desses não merece. E já posso imaginar que o os finais alternativos um Meg fica com Sou ne? Gostei bastante de conhecer esta teoria que você nos apresentou aqui, já li resenhas antes deste livro e havia ficado com vontade de ler. Mas nenhuma outra resenha mencionou Zou até hoje... Então não sei se leria, pois acho que passaria muita raiva com esse cara. Por que todos os escritores acham que a gente quer ver um triangulo amoroso? Enfim... Adorei a resenha, e ainda vou cogitar a ideia de ler este livro, pois estou indecisa agora kkk

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  33. Eu já tinha lido uma resenha desse livro e fiquei bastante impressionada. Imagina que situação, o casar se perder assim após um tragédia de tamanha proporção. Estou muito interessada pelo livro, pois gosto muito de um bom suspense. Não simpatizei com esse Zou, tive a impressão de que ele perturba Meg. Acho uma pena o final ter sido confuso, mesmo assim, a dica já está anotada, lerei na primeira oportunidade.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  34. Adorei a história desse livro, mas o que você disse a respeito do final e sobre a doença (que parece não ter muito sentido) me desanimou um pouco. É muito chato quando existem furos na história, quando as perguntas não são respondidas e isso me dá menos vontade de lê-lo. Quem sabe se sair uma continuação a história não fique realmente boa e completa?

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  35. Get best training on PHP platform in noida at ITSWS technologies.
    PHP Industrial Training in Noida

    ResponderExcluir
  36. If you are searching for buy second hand cars in Muzaffarnagar, autocarbazar.com is the trustable place for you.
    Buy Second Hand Cars in Muzaffarnagar

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!