Resenhas

[RESENHA] Em Busca do Verdadeiro por Babi Barreto

3 de março de 2015

......
Autora: Babi Barreto
Editora: Independente

Páginas: 319
Classificação: 5.0/5.0 FAVORITO
Compre: Amazon
Adicione: Skoob

Meu Deus do céu, que livro I-N-C-R-Í-V-E-L! Gente, é até difícil falar, mas achei esse livro surpreendente. Sabe o que faz ele ser mais incrível? É NACIONAL MINHA GENTE! Sim, eu quebrei a cara. Vou contar uma pequena história a vocês... A um tempo atrás eu não lia nada que fosse nacional, pois não acreditava no potencial dos nossos autores brasileiros, mas a Babi fez eu mudar de opinião. Sinceramente, eu não esperava nada desse livro, nada mesmo mas FELIZMENTE rachei a cara. Babi, muito obrigada por me proporcionar essa leitura ótima, incrível e maravilhosa. E quero muito que esse livro seja mais reconhecido, ele merece! Vai ser difícil falar dessa obra prima, mas vou tentar...

Em primeira instancia, temos nossa protagonista principal, Elisa Alcântara.Ela tem 21 anos e trabalha fazendo estágio em uma editora de livro. Logo, me identifiquei com ela. Forte, trabalhadora e decidida. 
Ela tinha um ex-namorado, obsessivo e controlador, chamado Rafael. Ela o conhece a quase quatro anos e ele era lindo, moreno, esbelto etc... Ela o achava o herói dela, pois ele havia salvado ela de um antigo namorado, Mark, que a perseguia. (Ela tem um histórico de só se envolver com esse tipo de garoto) . 

    "Como vocês verão, não tenho um dedo podre para escolher namorados. Tenho todo o tronco superior e, muito provavelmente um déficit cerebral!"

Assim, depois desse episódio, eles se encontravam quase todo dia, até que, por fim, começaram a namorar. Conforme o tempo passava, Elisa conhecia mais seu namorado e achava que ele não era certo para ela. 

    "Ele era carinhoso, atencioso, porém, desde o primeiro momento, muito ciumento."

    "... Me encontrava cada vez mais apaixonada e, ao mesmo tempo, mais amedrontada."

Por fim, ela decidiu terminar, mas ele prometeu que iria mudar, no entanto. Ela, acreditou. Ficaram um tempo bem, mas logo depois, ele mostrava seu ciume doentio, brigava por qualquer coisa e ficava insinuando que ela fazia algo por suas costas. 

    "Não existe amor sem confiar."

    "Mas eu o amava tanto e fazia de tudo para evitar esses desgastes, inclusive me afastava de todos. Aquela máxima do primeiro amor, que você não sabe como agir e normalmente acaba agindo da pior forma: se abaixando demais." 

Mas, finalmente, ela conseguiu acabar com tudo depois de descobrir que ele a traia e tal. Nisso, ele jurou que ia infernizar a vida dela para sempre, pois ele sempre conseguia tudo que queria. (Convencido, não?!)
Eu achando que a partir desse termino que Elisa ia conseguir ser feliz ou pelo menos tentar ser feliz, mas me enganei. 
Depois de cinco meses do término, Rafael morre em um acidente de carro. Elisa fica chocada,sem chão, de luto e chora quase todos os dias, visto que ela acredita que foi sua culpa por ele ter morrido. Vira uma garota insegura, e não acredita mais no amor. E é a partir de agora, minha gente, que a história começa a ficar interessante...

Depois que Rafael morre, começa a viver uma vida sobre humana no céu. Quem diria, né?! Meio sobrenatural, mas enfim, ele está lá com um propósito. Rafael recebe uma missão do "Chefão" que ele tem que conseguir o perdão de Elisa, depois de tanta maldade que ele fez com ela, precisa curar suas feridas e ajuda-la a encontrar o amor verdadeiro. Depois de completar essa missão, ele poderá descansar em paz. Mais aí vem as perguntas: Será que ela vai conseguir abrir seu coração para um novo amor? Como ela irá fazer isso, se ela está presa ao passado e o passado está totalmente grudado nela?  (Isso vocês vão descobrir, lendo o livro.)

Lendo esse livro, eu recordei do filme "Ghost - Do Outro Lado da Vida". Para quem viu o filme, sabe do que eu to falando. Do mesmo modo que Sam, do filme Ghost, depois de morto fica perambulando pela terra afim de proteger Molly, Rafael também fica assim, mas ao contrário de Molly, apenas Elisa, com a benção de Deus, consegue ver Rafael e até mesmo sentir sua presença. Isso torna o livro único e especial! 

    "Lisa, a vida não é assim. Estou aqui como seu guardião. Porém, primeiro, você precisa se conhecer, sabe o que quer."

Olhando assim, até parece que Rafael, depois que virou anjo, conseguiu enfim se ajeitar. Mas não, ele continua uma peste. Até no céu, ele consegue ser um puta de um teimoso, mas também ele tem os motivos para ser assim. (Vocês vão descobrir lendo.) O leitor fica em uma relação de amor e ódio com esse protagonista. 

Eu, definidamente, amei a trama, os protagonistas, o objetivo da autora e o jeito super engraçado e descontraído que a mesma escreve. A narração é composta por três protagonistas, o terceiro protagonista, Marcos, gravem o nome dele, ele é um homem especial que fará toda a diferença no final. Cada capitulo, temos uma frase de efeito, um verso de poema ou de música, que identifica com o personagem que narra e o que ele sente. 

    "Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim. "
     (MAHATMA GANDHI)

Cada vez que lia cada começo de capitulo, me identificava com o protagonista. A autora usou e abusou desse artifício. A escrita da mesma, é incrível e muito engraçada, eu me apaixonei. 
Isso sem contar com, a trilha sonora que é um espetáculo. Eu me deliciei e amei cada música escolhida, que também, está super em sintonia com o protagonistas que a retratam. Vejam algumas das musicas (aqui). 
Por fim, a autora usou e abusou de um tema muito recorrente hoje em dia: ex-namorados obsessivos. Aquele cara ou aquela garota que não aceita o término do namoro e fazem de tudo para destruir a vida da pessoa que eles PENSAM que amam. Mas isso não é amor. Obrigar a pessoa se afastar de tudo e todos, obrigar a pessoa a ficar com você, ameaçar a pessoa de morte ou qualquer coisa desse tipo, ISSO NÃO É AMOR. O nome disso é Obsessão
A autora nos faz pensar em como isso, na maioria das vezes, pode ter um fim trágico. Também a mesma transforma uma história triste e quase em solução, em algo totalmente apaixonante, totalmente linda e cheia de superação. 

    "Cuidado com os falsos amores. Eles podem ser atrativos e te tiram da busca por este que pode ser o seu 'para sempre'. "

Portanto, mesmo estando machucado, sem acreditar no amor, temos que dar uma segunda chance para o nosso coração, pois todas as pessoas tem o direito, assim determinador por Deus, de ser feliz. Emocionante, lindo e arrebatador. Recomendo muitíssimo, para todas as pessoas sem exceção

Postado por Marina Santos

4 comentários:

  1. Querida Marina,

    Estou encantada com a sua resenha.
    Linda... Muito obrigada de todo coração.
    Espero que os leitores do blog gostem do livro.
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sempre que precisar estamos aqui para apoia-lá. Grande abraço. ♥

      Excluir
  2. Olá!
    A cada resenha que leio sobre esse livro me encanto mais.
    Quero muito ler e conhecer a história de Elisa!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. Você precisa ler esse livro, como eu disse, ele é incrível.
      Muito obrigada!! Beijos ♥

      Excluir

Obrigada por ter lido!