Resenhas

The Book Jar - [TBR]

29 de dezembro de 2014

......

Você ja ouviu falar no The Book Jar?

O The Book Jar ( O Jarro de Livros)- TBR ( to be read) surgiu em blogs literários americanos com a intenção de diminuir as pilhas e mais pilhas de livros, não lidos, acumulados nas estantes. Quem não sofre desse mal, hein? Comprar vários livros e não conseguir ler todos. E, mesmo assim ainda vai comprando mais. É... eu sofro muito desse mal. Compro muitos livros e não consigo ler todos e acabo os empilhando na estante. A famosa desorganização de nós leitores.

Pensando em como organizar nossa vida literária, os blogs americanos criaram O Jarro dos Livros. Um ideia muito legal e que veio para nos ajudar a por a leitura em dia e, consequentemente, diminuir nossas pilhas. Legal, né?

O Jarro funciona da seguinte maneira: um recipiente é separado e titulado com o seu jarro. Nele você armazena os nomes dos muitos livros que estão na sua estante para ler. Escreva os nomes em tirinhas de papel os depositando embrulhadinho dentro do jarro.  A escolha de sua próxima leitura é feita na sorte. O jarro é sacudido e você retira um papel lá de dentro e... Tan Dá! Será seu próximo livro. Assim, você é meio que "forçado" a ler o livro que abandonou há tempos na estante. Mas, Ei! Não vale burlar, ok? A ideia central do jarro é organizar nossa lista de leitura de modo que nenhum livro ainda não lido passe por despercebido. 

Existem algumas regras determinadas pelos blogueiros.  #adaptada

  • Se você possui um livro que não tem interesse em ler, aquele que comprou num promoção ou ganhou de um amigo chato ou um parente sem noção, não coloque o nome desse livro no jarro. Afinal, você não quer lê-lo. O conselho é: doe. A obra só está acumulando poeira e tomando espaço ;)
  •  Não deposite no jarro nomes de livros que ainda não possui.
  •  Chegou livro novo? Oba! Mais uma tirinha para o jarro.
  •  Se tem livros com prazo de leitura - acontece muito com os blogueiros- não coloque no jarro.
  •  Não trapacei no seu próprio jarro! Isso é feio, ok? Não troque a tirinha só porque não era o que queria. Seja honesto com seu jarro, run!
  • Pescou uma tirinha, leu o livro e agora, rala mané! Jogue a tirinha do livro lido fora, pois seu objetivo foi alcançado. 

** você pode adapta-lo  e criar suas próprias regras.

Quando li sobre o TBR ( para ser lido), eu adorei a ideia! Era o que precisava para me reorganizar com as leituras. Tenho muitos livros que ainda não li. Livros que comprei há meses. E preciso ler. Quero ler. O problema é que chegam mais lançamentos, mais livros, a pilha aumenta e vou deixando um monte para trás. E o The Book Jar veio para facilitar a minha vida! No mesmo dia que conheci a ideia, eu a aderi. Criei meu jarrinho e já depositei alguns livros parados. Faltam bastante e ainda tem aqueles novos que comprei. Rs ;)

A escolha do jarro é a seu criterio. Eu, como uma boa reutilizadora que sou, peguei um pote de azeitona vazio, o limpei e o transformei no meu jarrinho dos livros. O confeccionei de forma simples e rápida. Passei cola branca por dentro e enchi o vidro de glitter vermelho. Sacudi e prontinho. Meu Jarro dos Livros.
Dê uma olhada na minha arte. Kkkk... :)



Comecarei o ano de 2015 com minha leitura organizada! 
Espero que seja um sucesso!!!

Faça você também seu Jarro dos Livros e se organize.

Love&Hugs,
Bee.

Postado por Respire Literatura

3 comentários:

  1. Oi! Quero aderir a idéia do tbr - book jar, pq é complicado ficar preterindo os livros na hora da escolha rs.
    Boa sorte e feliz ano novo!
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreia!
      Muito obrigada por sua visita. Fico muito contente com seu comentário. :)

      Foi basicamente por esse motivo que aderia o TB jar. Nossa, chego a ficar perdida na hora das escolhas,rs.

      Feliz 2015 pra você, flor.
      Bjos,
      bee.

      Excluir
  2. Que legal, ameia ideia...
    Sem falar que esse jarro ficou lindo *--*
    Venha visitar o blog, ensinei a fazer Pote de Galáxia :)

    http://www.acampamentodosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!