Resenhas

Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern - Resenha

15 de novembro de 2014

......

O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Literatura Estrangeira
Romance


Simplesmente Acontece é um livro diferente. Um diferente bom, mas ainda sim muito diferente do que estamos acostumados a ver. Não falo da história, não. Falo da forma que a autora encontrou e escolheu para narrar a história de Rosie e Alex. Eu, Bee, nunca tinha lido ou houvido falar sobre o tipo de narração que encontrei neste livro. Em Simplesmente Acontece, nós não temos a narrativa em primeira pessoa ou em terceira. Nós temos a narrativa por mensagens. What? Pois é... não disse que era diferente? O livro inteiro foi escrito através de mensagens trocadas entre Alex e Rosie, os protagonista, e com outras pessoas como amigos e família.

Cecelia Ahern se demonstrou um grande talento em seu primeiro e inesquecível romance, Ps. Eu te amo. O livro foi um sucesso assim também como o filme estrelado por Hilary Swank e Gerard Butler( me afogo na onda do cara #lobomau). Quando li sobre Simplesmente Acontece, eu me interessei pela sinopse. Mas quando soube que era o livro da mesma escritora de Ps. Eu te amo, eu tive que comprar correndo e iniciar minha leitura.

Tive dois sentimentos contraditórios em relação a esse livro. Amor e ódio. Um doce e um azedo. O que me remeteu a balinha de tamarindo. Não sei se vocês já comeram, mas é um delicia e agridoce. Por mais que seja azeda você quer continuar comendo por ser gostosa, um doce diferente do que está acostumado. E o livro Simplesmente Acontece é exatamente assim. Ele é doce e meu coração se enche de amor e afeto por ele, mas ao mesmo tempo ele é azedinho e deixa meu coração em cacos a cada passagem de ano. Posso dizer que o livro é bom, na verdade é ótimo. O problema é a vida real e o tempo. E a Cecelia trabalhou muito em cima da vida real. Quer dizer, cade os contos de fadas? E os felizes para sempre? #NoSpoilers, mas eles existem. Apenas Rosie e Alex que tiveram que encontrar o deles de forma diferente.

Rosie e Alex são amigos desde o cinco anos de idade. Amiguíssimos de infância. E desde pequenos eles tinham o habito de trocar mensagens.- o que levou o livro todos ser narrado dessa maneira- Com o passar dos anos, a amizade se tornou mais forte e com isso a troca de mensagens através de bilhetes, cartas, e-mails, sms... se intensificou. Eles mantinham contato o tempo todo. Amigos inseparáveis. Uma amizade sólida, firme. Então, Alex que vivia em Dublin, Irlanda, perto de sua melhor amiga Rosie, se vê indo morar com os pais nos EUA. O que acontecerá com amizade dos dois? Ela conseguirá superar um distância tão grande?

Um amizade, Uma mudança. Um laço. Pode a distancia separar o que estava destinado a ficar junto? Até que ponto o destino interfere em nossas vidas? Até que ponto nós mesmos nos impedimos de ser feliz?

Simplesmente Acontece, aconteceu, rs, e me fez refletir sobre todos essas perguntas e muitas outras. A grande sacada do livro, da autora, é a narrativa em forma de mensagens. Em todo momento a trama é desenrolada através de mensagens entre os personagens. Não vi problema com esse tipo de narração, ao contrário eu gostei bastante. Não sei dizer bem, mas a leitura parece ser mais rápida. E a a Cecelia tornou o livro engraçado, romântico, as vezes triste, alegre e com muitas lições de vida.

Não sei se isso vai ser um spoiler ou não, mas a sinopse é um pouco( muito) enganosa. Não devo falar muito, mas digamos que ela é bem superficial mesmo. Só uma ideia do que está por vir para Rosie e Alex.

O romance pode parecer previsível, pois são dois melhores amigos que podem se torna algo mais. Evoluir de friendzone para lovezone. No entanto, é tão diferente do esperado que nem ao certo como descreve-lo sem dar spoilers. A Cecelia me pegou de surpresa porque não esperava esse tipo de livro. Bem, esse tipo de desenrolar de trama. E foi exatamente ai que meu coração começou a explodir em sentimentos tão contraditórios em relação a obra. Eu não estou falando mal do livro, de maneira nenhuma. Até porque ele é espetacular. Muito bom. Uma excelente obra. O que estou tentando expressar é a forma como ele me tocou. Como ele me dez sentir. Meus sentimentos por esse livro oscilaram tanto, que parei a leitura inúmeras vezes por raiva e ódio, e me perguntava porque o felizes para sempre de Rosie e Alex nunca chegava. É... complicado.

A Cecelia nos trouxe uma obra rica, bem escrita, e estupidamente diferente. E principalmente um obra digna de vida real. De destino. De sorte. De decisões. Uma frase que define bem esta obra: percalços da vida. E é isso aê! A vida é isso. Nunca o que esperamos ou desejamos com toda nossa força. A vida faz seu próprio caminho e nós obedientemente temos que andar sobre ele. Segui-lo.
E com Rosie e Alex é isso que acontece. Eles se conhecem desde pequenos e vão levando a vida e amizade conforme crescem. E a vida vai agregando a cada um deles coisas diferentes. Uma palavra que também define bem o livro é: desencontro. Alex e Rosie tem vários desencontros ao longo da vida, ao longo do livro, ao longo de sua história juntos. E #vida que segue... eles vão tomando decisões, algumas erradas, outras tentando acertar e nisso o tempo vai passando. E o fato é que ele sempre passa. Ele não para. E a palavra tempo se enquadra perfeitamente em Simplesmente Acontece. Ele é um maldito vilão. Não me recordo de um livro que o tempo tenha sido legal com nossos protagonistas. " Tempo, seu grande  puto!"

Simplesmente Acontece me fez rir, chorar e morrer de amores e ódios. Meu coração ficou tão confuso com essa obra que peço desculpas se não consegui resenha-la bem. É que o livro mexeu muito comigo. Me fez pensar sobre a vida. E principalmente sobre as decisões que tomamos e sobre o tempo que desperdiçamos. A vida é muito rápida. Ela voa e quando menos esperamos... já foi, já era. Passou. Com o romance de Alex e Rosie eu aprendi que não dá pra esperar a oportunidade certa de dizer eu te amo. Cara, se você ama: diga. Se não tem certeza ou medo: arrisque. Tente. Lute. Mergulhe. Só não se arrependa do tempo perdido. Não passe a vida inteira se lamentando por três palavrinhas que poderiam ter mudado absolutamente tudo, antes que o tudo comece a mudar você.

Simplesmente Acontece é um livro lindo, de uma forma diferente. Aprendi a ama-lo e odiá-lo na medida certa. É óbvio que indico a obra porque ele é ótima. A Cecelia é uma grande escritora e suas histórias nunca são convencionais. Ela inova. E isso é muito, muito gratificante numa leitura romântica.

Ah, não posso deixar de mencionar que o livro virou filme. Bem, vai virar,rs. Em Janeiro de 2015 com Lily Collins( Rosie) e Sam Claflin( Alex) como casal principal, Simplesmente Acontece chega aos cinemas. #Vem2015, #VemRosieEAlex

Love&Hugs,
Bee.
Trechinho...



Postado por Respire Literatura

3 comentários:

  1. Awn, eu amo um romance <3 parece ser tão lindo, e fofo, e apaixonante!
    Quero ler o livro e também assistir o filme. O trailer me conquistou.

    Bjs,
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tacila.
      Seja muito bem-vinda e muitissimo obrigada por sua visita. Te espero mais vezes, flor!

      Ah, Tacila, o livro é encantador. Você precisa ler e consequentemente irá se apaixonar pelos personagens, por todo o romance. A Cecelia é uma diva escrevendo romances reais.
      livro super indicado. Ele é bem grandinho, mas em instantes você lê.
      Depois me fala o que achou.

      Bjokas,
      Bee.

      Excluir
  2. Esse livro se tornou o mais desejado do momento para mim, eu já havia me encantado com o livro, depois de ver o trailer, mais vontade ainda de lê-lo. E sua resenha linda, só me mostrou que preciso URGENTE desse livro e mergulhar nessa história fofa!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!