Resenhas

Se Eu Ficar - Gayle Forman

7 de setembro de 2014

......

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Literátura Internacional
Romance - Drama

Aviso>> Altas doses de lagrimas!



Há algumas semanas eu ouvi falar sobre um filme chamado Se Eu Ficar que seria lançado no mês de Setembro. A sinopse me atraiu muito e quis saber mais sobre o lançamento e sobre o filme. Acabei descobrindo que era uma adaptação cinematografica do livro Se Eu Ficar de Gayle Forman. Eu tenho  o péssimo costume de assistir aos filmes antes de ler os livros. E acontece que as vezes nunca leio os livros depois. Então, desta vez fiz diferente. Antes que lançassem o filme,  comprei o livro. E, não me arrependi.

Logo nas primeiras paginas, me deparei com Mia e sua narrativa natural e história impressionante. Deparei-me também com as lagrimas que insistiram em cair dos meus olhos. Confesso que até tentei impedi-las de molhar meu nove queridinho, o livro, mas foi impossível. Chorei e chorei pakas! Terminei minha leitura ontem pela manhã. Queria resenha-lo logo, mas a emoção me deteve. O livro me tocou de um forma e deixou meu coração em frangalhos que eu não tive capacidade de falar sobre ele. Precisei esperar um dia para acalmar meu coração, ficar mais tranquila e resenhar essa história emocionante.

Mia é uma garota comum com seus dezessete anos e que num belo dia sai com sua família, de carro, para um passeio comum. E o que era para ser uma diversão em família, se transforma em uma tragedia e com perdas inrrepareveis. O carro de seus pais sofre um terrível acidente que muda drasticamente a vida de Mia. Em meio a toda a confusão promovida pelo acidente, misteriosamente Mia ainda continua ali, viva e ouvindo musica. Logo percebemos que ela se encontra em estado de coma. Então, Mia começa a entender o que aconteceu com ela e com sua família. E, a percepção dos fatos não é nada fácil.

O drama não é um gênero que não me atrai. Pelo fato de ser drama e pela certeza de que irá me fazer chorar. Detesto livros com finais tristes. Odeio a sensação de acompanhar uma leitura que me deixa angustiada, deprimida, agonizada e todos os sentimentos para baixo. Gosto de filmes com drama, mas ler não é para mim. Por isso, fiquei com um pé atrás quando comecei a ler Se Eu Ficar. Mas a medida que eu lia, percebia a forma diferente e cativante da Mia narrar e consequentemente da Gayle escrever. Ela me conquistou com sua história dramática que é repleta de amor. Acho que foi por isso que me apaixonei completamente pelo livro e por Mia. O amor é o sentimento mais poderoso nesta vida e também é a base do livro.

Com a narrativa intercalada entre o agora e o passado, Gayle nos levar a conhecer Mia e sua vida. E nos coloca de frente para a questão do livro. Se ela ficar. Mia tem uma grande decisão em suas mãos, ficar ou ir. Sua família se foi, seu pai, sua mãe e seu irmãozinho. Talvez ela devesse ir já que não lhe restou mais nada. Em contra partida, vemos que restou muita coisa para Mia. Seus avos, seus tios, primos, sua amiga e principalmente seu namorado, Adam, que a ama e espera por ela.
- Namorada é uma palavra idiota - disse papai. - Não suportava chama-la assim. Então, tivemos que nos casar para que eu pudesse chamá-la de "esposa".

Adam deitou na minha cama e cruzou os braços por detrás da cabeça. Sua expressão era puro sorriso: olhos, nariz, boca.
- Me toque - disse ele.
- O quê?
- Quero que me toque como você faz com o violoncelo.
As partes em que a Mia se lembra de acontecimentos passados, como um dia em família, o primeiro encontro, o beijo, a primeira vez que tocou violoncelo, o namorado, foram as cenas mais tocantes para mim porque pude perceber o quão profundo o livro é. A Mia nos narra o agora. O que está acontecendo com seu corpo no hospital e também no envolve em sua vida e em tudo que ela já viveu. É emocionante. A sacada da Gayle neste livro é nos fazer perceber que a decisão da Mia não é simples, mas sim sufocantemente difícil. Com a narrativa intercalada, Gayle nos leva a amar a família de Mia que se foi e também amar as pessoas que esperam por ela. Então fica difícil escolher o que a Mia deveria fazer. É... Complicado.

Gente, eu chorei mesmo nesse livro. Não foi uma leitura facil pra mim porque não sabia se lia ou parava para chorar. O livro me tocou como nenhum outro. Não possuo a idade da Mia, tô um pouquinho mais velha, mas mesmo assim eu me senti como ela. Nascer em uma família que é totalmente diferente de você, namorar um cara que é seu oposto, ter duvidas em relação a ele... São questões que tive quando tinha a idade da Mia.
Eu me imaginei na pele da Mia. Se eu perdesse os meus pais, o meu irmão... E gente, só de pensar nisso eu chorei. Serio! Confesso que chorei muito pensando sobre tudo. Refletindo sobre o que a Gayle nos propôs neste livro. A família. A vida. A morte. E principalmente, escolhas.

O que Mia decidirá?
Viver ou partir?
Mia... Ah, só lendo, fofos ;)

Gayle Forman está de parabéns pelo livro e entrou para minha lista de escritoras favoritas. Espero ansiosamente pelo livro sob o ponto de vista do Adam, namorado apaixonante da Mia, o Para Onde Ela Foi que só será lançado em Outubro. Ah, saco! Mas,,, enfim,,, esperar com paciência até lá. E enquanto isso não acontece, vou assistir o filme.
Indicação total para esse livro e dou mais de mil estrelas para ele.

Meu quote favorito>>

- Mia, Mia, Mia - disse ele, acariciando os fios rebeldes que escaparam da peruca. - É de você que eu gosto. Você está, sem dúvida, mais sexy e, sabe, esse peruca loira é diferente e tal. Mas a Mia que está aqui, nesta noite, é a mesma por quem eu me apaixonei ontem e a mesma que vou amar amanhã.

Trailer do filme.

Love&Hugs,
Ane

Postado por Respire Literatura

39 comentários:

  1. Own!
    Li esse livro ontem e também que apaixonei!
    Claro que fiquei com gostinho de quero mais!
    Agora só falta assistir ao filme!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rizia!
      o livro é bom demais! Tem todas as emoções em doses certeiras!
      Também fiquei querendo mais! Muito mais!
      kkk
      Só falta assistir o filme e ler o livro na versão do Adam.

      Bjos,
      Ane

      Excluir
  2. Quero muito ler esse livro, me parece ser uma historia muito boa e envolvente.
    Espero ler em breve :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, linda!
      Obrigada por ter parcipado do sorteio.
      Espero te ver mais vezes no blog ;)

      Bjos,
      Ane

      Excluir
  3. Enquanto você gosta de assistir os filmes e termina não lendo os livros, eu sou o oposto, leio os livros e não quero assistir as adaptações cinematográficas, pois, geralmente, me decepciono! Fica tudo muito resumido e na maioria das vezes mudam muita coisa, parece até que não foi inspirada no livro. Quero ler Se eu Ficar, parece emocionante, embora eu não goste muito de dramas, porque fico deprimida, mas mesmo assim estou ansiosa para saber mais sobre a história e como termina, a escolha que Mia vai tomar está me deixando super curiosa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa,

      Somos bem diferentes,rs.
      É verdade, de todos os livros que eu li e que viraram filmes sempre teve algo não batia com o livro e me deixava chateada. Eles resumem mesmo e as vezes cortam partes super importantes da história. Uma lastima! ;(
      Se Eu Ficar foi um livro que me tocou muito Wanessa, eu estou recomendando ele para todos meus ciclos de amigos e para a galera virtual. O livro é emociante. Te faz rir e chorar pakas! :"(
      Ai, nós somos parecidas,rs. Tbm não curto muito dramas o que eu gosto mesmo é de rir. Amo uma comédia romantica. :) Mas tbm, como vc, sou hiper curiosa e sempre quero saber mais sobre as novidades.
      A escolha da Mia é a mais doce possivel.

      Muito obrigada por sua participação e te espero mais vezes aqui.
      Bjos,
      Ane <3

      Excluir
  4. Ai meu Deus! que coragem de ler este livro! já conheço Se eu ficar a algum tempo. A primeira vez que vi a sinopse fiquei louca por ele e logo fui procurar saber mais sobre. Quando descobri a ideia geral do livro confesso que comecei a ficar com muito medo de lê-lo. Medo de sofrer pelos personagens. Medo de chorar. Medo de ao terminar o livro ficar com aquele sentimento de saudade. Tem que ter muita coragem para ler drama coisa que não tenho nem um pouco. Quero muito ler Se eu ficar porque mesmo morrendo de medo sei que vou ama-lo muito. Tenho que ler antes do filme também pois não suporto assistir adaptações sem antes ler o livro. A capa esta linda mas eu gosto mais da capa americana. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liza!

      Eu peguei a leitura meio que a força porque sabia que seria um livro triste e que me faria chorar bem. Mas mesmo assim quis ler. Tbm tive esse medo e te confesso que ele não passou. Esse medo me acompanhou até as ultimas linhas do livro.
      Também não gosto de ler dramas. A vida real já é dura o bastante para eu me matar de chorar em ficção. Mas a leitura desse livro é indispensavel.
      A capa americana é bem bonita, mas eu gostei mais dessa ;)

      Obrigada por visitar meu cantinho te espero mais vezes.
      Bjos,
      Ane

      Excluir
  5. livro apaixonante e essa capa é linda mais que outras versões anteriores. o final é de chorar...

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente adorei o livro, e a resenha demonstra perfeitamente como me senti ao ler! Foi mágico!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha! quero ler esse livro. Ansiosa!!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Como vai?
    Estou te indicando (intimando) a responder essa tag http://destinosopostos.blogspot.com/2014/09/tag-um-livro-e-um-filme.html haha, é a primeira que eu mesmo faço por isso quero muito que dê certo.

    Beijos - Destinos Opostos

    ResponderExcluir
  9. Louca para ler esse livro ! <3

    www.refensdelivros.blogspot.com.br

    adriana_cardoso99@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. participando e torcendo pra ganhar...quero muito.

    ResponderExcluir
  11. Nossa ameii esse livroo li ele pela internet gostaria mto de ter ele.. participandoo
    hellenalmenara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Eu quero ganhar, vou ficar na torcida, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  13. participando, quero o livro, resenha show!!

    ResponderExcluir
  14. participando e dedos cruzados, amei a resenha, quero o livro com certeza

    ResponderExcluir
  15. participando, quero presentear alguem muito especial com este livro.

    ResponderExcluir
  16. participando, na torcida. Gostei demais da resenha, parabens!

    ResponderExcluir
  17. Que cute!
    Livro lindo, capa linda!
    De cara, amei a capa, mas simplesmente adorei sua resenha, estou louca para ler o livro, e de assistir o filme também, claro! rs
    Participando! \o/\

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro dramas!!!!!!! E choro até em finais de desenho animado, então tenho certeza que vou chorar horrores com esse livro!!! A capa é muito bonita e sua resenha aguçou ainda mais a vontade que eu já tinha de ler o livro. E espero poder ler antes de ver o filme!
    Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Oiee.
    Ainda não li esse livro mas por tudo o que já ouvi ele está na minha meta de leitura ainda pra esse ano. Vi muitas pessoas elogiando e comentando que o livro é muito emocionante e que te faz querer ler sem parar.
    Como amo livros nesse estilo, esse com certeza vai se tornar um dos meus queridinhos, espero lê-lo o mais breve possível.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  20. Já assisti o filme e simplesmente amei *-* *-* !! Essa é a terceira resenha que leio sobre o livro e confesso que não sou muito apegada a literatura YA, mas gostei da história desse. Adoro essas recapitulações sobre a vida e Mia vai passar por uma bem forte; Achei uma pena os pais dela terem realmente morrido no acidente, ainda mais depois que descobri que eles tinham uma ótima relação, mas a protagonista ainda tem uma chance de viver, se escolher ficar! Adoraria ver seu amor pela música e até mesmo pelo rapaz que esta apaixonada, mas a pergunta que não quer calar é se ela vai escolher ficar ou não... Me emocionei muiiiiito com o filme, em todas as cenas, em todos os flashback's, mas como um filme termina daquele jeito? Deixou com certeza um gostinho de quero mais, estou doidinha para conferir o livro e ver se acho algumas cenas extras ;) !!

    ResponderExcluir
  21. Eu amooooooo ler!!! Querooo muito ganhar este livro, pois todos que leram amaram... dizer que é muito emocionante... E quem não gosta de emoção??? Amei a capa e a resenha aguçou ainda mais a vontade de devorar esse livro... rs!!! Bjssssssssssss.... Participando e torcendo muuuuiiiitooooo \o/ !!!

    ResponderExcluir
  22. Desculpe, meu comentário não saiu com o endereço do face, mas sim do google. Tentei mudar, mas não consegui :( .... porém estou enviando abaixo:
    https://www.facebook.com/erica.f.siqueira

    ResponderExcluir
  23. Estou louca para ler esse livro! Essas histórias comoventes são as minhas preferidas...
    Quero ver o filme logo também....

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li esse livro, me ser muito bom! torcendo par o sorteio!

    ResponderExcluir
  25. Estou louca para ler o livro , uma historia maravilhosa e comovente , não quis ainda nem assisti o filme antes de ler o livro

    ResponderExcluir
  26. Participando do sorteio e torcendo muito para ganhar e ler este livro, com essa resenha então só me animou mais a ler.

    ResponderExcluir
  27. No momento, é o livro mais vendido no Brasil!
    Só por isso já da pra imaginar o quão imperdível essa leitura deve ser.
    Estou mega curiosa pra ver o filme, mas acho melhor optar por ler o livro antes.
    Por isso, espero ter essa oportunidade...

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido!