Resenhas

Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

5 de agosto de 2014

......

Como era antes de você
Jojo Moyes
IBSN9788580573299
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca





Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A primeira vez que vi esse livro foi quando uma amiga me mandou o link, na hora eu nem dei muita atenção porque achei que era só mais um livro de romance e felizes para sempre, no entanto quando o li tive uma grande surpresa e um grande aperto no coração por dias. Não consegui parar de lê-lo nem por um instante e chorei rios de lágrimas. Mas sem duvida nenhuma, este é o meu livro preferido e o melhor que eu li em 2013.

"O que Lou não sabe sabe que é estar prestes a perder o emprego , e que isso a obrigará a repensar toda sua vida."

Como eu era antes de você é uma linda historia de amor, mas não daquele tipo clichês que vemos por ai e que tem os seus felizes para sempre. Não, o livro é um retrato fiel a vida e como na maioria das vezes podemos amar muito uma pessoa e não poder ficar com ela; e por mais que ela nos ame de volta, ela simplesmente não consegue aceitar viver na condição que está. Viver sobre as circunstâncias horríveis da vida.

"O que Will nao sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor na sua vida. E nenhum deles desconfia de que esse encontro ira mudar para sempre a historia dos dois."

É um livro que faz você pensar na vida por dois ângulos.
Como do lado que você tem tudo o que sempre quis, você é feliz, todavia coisas ruins podem te acontecer. Que sua vida pode ser perfeita, mas que daqui a um segundo ela pode ser terrível e ser transformar na pior vida do mundo. E que mesmo assim, existe pessoas a sua volta que irão ao menos te consolar, te dar carinho. Por outro lado, há pessoas que não se importam, não fazem nada e não são felizes. Que não conseguem acreditar em si mesmas. Que não conseguem seguir em frente. Que são autodestrutivas.


Há pessoas que entram em nossa vida para nos ajudar a confiar em nos mesmos, a superar nossos próprios demônios, inseguranças e os obstáculos da nossa vida. 

"Você esta marcada no meu coração Clark. Desde o dia em que chegou , com suas roupas ridículas ,suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou minha vida muito mais do que esse dinheiro vai mudar a sua."

O livro Como Eu Era Antes de Você traz um tema polêmico: O direito de morrer. Vemos os dois lado da moeda. O de Will que não aguenta mais estar em sua situação e que não aceita de jeito nenhum o rumo que sua vida levou. E a de Lou e a família dele, pessoas que o amam e que não aceitam sua decisão. Que não aceitam que ele tire a própria vida. 

Como se portar numa situação dessas? Como entender? Como julgar a decisão chocante de Will?

Como convencer uma pessoa como Will, que a cada dia não aguenta mais aquele tipo de vida, a viver?

O livro é altamente descritivo, você não consegue largar um segundo. A leitura é fácil e agradável. Não é maçante. A parte mais difícil do livro, para mim foi o seu final. A Jojo Moyes tem essa mágica de nos colocar na historia e nos fazer sentir na pele cada emoção que jorra no livro e com os personagens. Ela é uma escritora que nos aproxima de sua obra e faz-nos ansiar por mais.

Como Eu Era Antes de Você é um livro lindo, lindo demais. Chorei, confesso. Mas é bom assim, quando os livros nos tocam e nos obrigam a refletir sobre a vida.
Leitura mais que recomendada. E, aconselho ter uma caixinha de lenço de papel ao lado do livro.

Bem, esta é minha primeira resenha e espero que vocês gostem. 

 Beijos da Lety *-*

Postado por Letícia P

2 comentários:

  1. Essa história é encantadora e comovente, um romance platônico e um drama delicado.
    Parabéns pela resenha, adorei ler a sua versão da história.
    Sucesso sempre!
    Beijos Juju http://infinitoparticularjm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliene,

      Obrigada pela visita. Bom te ver por aqui!

      Excluir

Obrigada por ter lido!