Resenhas

Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais - Vol.01

20 de novembro de 2013

......
 Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


  
Ficção/Fantasia 

Cidade dos Ossos é um história fabulosa criada pela Cassandra Clare em 2004 e foi lançada no Brasil em 2010 e que hoje está fazendo o maior sucesso. Por 'enquanto' a série ao todo tem 6 livros e o último ainda não foi lançado aqui. O livro já virou filme e foi estreado esse ano. Eu ainda não vi o filme porque queria ler o livro primeiro e nem sempre os filmes são fiéis a história. É meio complicado pra mim escrever sobre esse livro, pois eu nunca li nada do gênero, o mais perto que cheguei foi Crepúsculo e que não sem compara com Cidade. A história é recheada de ação, tem muitos detalhes os quais você tem prestar bem atenção para não perder o fio da meada.

Clarissa Fray é uma jovem de 15 anos, que mora com sua mãe no Brooklyn e que aparentemente era normal até um noite em que ela presencia um assassinato nada comum e que só ela pode ver. Após ter uma briga com sua mãe Jocelyn, ela encontra Jace (lindo), que é um dos garotos que cometeu o tal assassinato. A vida de Clary muda bruscamente, sua mãe desaparece de forma misteriosa, seu tio não quer mais saber dela e o tal Jace fala coisas das quais ela nunca ouviu falar, coisas sobre Caçadores de Sombras. Clary que até então só tinha um amigo chamado Simon se vê num mundo diferente com Jace, Isabelle e Alec.

Como disse antes, a história é repleta de detalhes, cenas diferentes o tempo todo e muita ação. A Cassandra fez um enredo que eu tiro o chapéu pra ela, que foi sensacional. A história fala sobre os submundos e coisas sobrenaturais como demônios, lobisomens, vampiros, anjos, renegados, bruxos e por ai vai. O enredo é muito diferente de tudo o que eu já li, SÉRIO, eu não curto muito livros que falam sobre batalhas com demônios e afins, mas esse me prendeu por muitos motivos. Primeiro, eu comprei o livro porque amei a capa. Segundo, a história é brilhante e não há nada parecido. E terceiro porque eu amei e odiei a Cassandra ao mesmo tempo, eu amo essa disputa de sentimentos por um livro.

Clary se vê num mundo novo e completamente invisível ao humanos(mundanos) ela começa a entender mais sobre os submundos e o porque de algumas criaturas serem caçadas e exterminadas. Ela também vai desvendando ao poucos suas origens e os segredos ocultos de seu passado. Clarissa é uma heroína voraz, não é chata, boba e nem infantil apesar de sua idade. Ao mesmo tempo em que se vê assustada com o mundo novo ela é corajosa para enfrenta-lo de frente, e lógico que tem a ajuda do meu amado Jace.
Jace afastou-se com uma exclamação espantada, embora continuase com os braços em volta dela.
 — Não entre em pânico, mas temos plateia.

Jace Wayland é o meu caçador de sombras predileto. Ele é alto, loiro e tem o corpo musculoso e todo tatuado pelos símbolos de caçador. Jace é um guerreiro nato, corajoso, forte, lindo, irônico e muito convencido(mais ele pode né gente.kkk), ele tem umas tiradas que meu pai, gostei muito da maneira dele de ser, é demais! Ele virou um dos meus co-protagonistas mais querido, eu o amei desde a primeira cena em que ele está todo poderoso matando o demônio.

Embora o livro seja sobre ficção/fantasia, a autora não pode deixar de lado o bom e velho romance. Clary e Jace já tem um química muito legal no início da trama e eles são muito sarcásticos juntos. Temos o Simon que é o 'BFF' da Clary e que eu não gostei muito dele, achei ele meio sem sal e pra mim é um Jacob da vida ( claro que sem aquele corpão do Taylor né). Conhecemos também a Isabelle e Alec que são irmãos e caçadores talentosos. Eu me identifiquei muito com a Isa que é muito divertida, já o Alec é meio retraído no primeiro livro e espero mais dele no segundo.

A trama é super envolvente, eletrizante e tem um leve toque de comédia, bem escrita e muito viciante. O final do livro é CHOCANTE, tipo, nos últimos capítulos eu meio que já estava prevendo algo bem bombástico e ai foi. Nessa parte eu odiei a Cassandra e estou torcendo muito para que ela só esteja brincando. Espero mesmo de coração chegar no próximo e ver subentendido:
Te peguei! Brincadeirinha!
Sério gente, ela foi muito cruel no final do livro, senti até uma pontada no coração e fiquei de queixo caído. Mas não desanima por causa do final, mesmo assim o livro é fantástico e a sequência promete muito. Recomendadíssima a leitura e tenho certeza que vocês irão amar.

Classificação: ------

Cotação: ++++



Bee

Postado por Respire Literatura

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Karinna, obrigada pela visitinha ;)

      Estou lendo...kkkkk. Assim tô lendo, mas sempre que tenho algum outro que gosto mais eu leia e termino antes de Cidade das Cinzas. Assim que terminei de ler Cidade dos Ossos eu fiquei mega ansiosa para ler as continuações. Mas, quando soube que o que eu tanto queria, romance, ia demorar um pouco,rs, eu tô atrasando a leitura.
      E vc? Já leu?

      Bjoss

      Excluir

Obrigada por ter lido!